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dc.creatorTimm, Mateus Robaski-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7799539891632374por
dc.contributor.advisor1Baumgarten, Carlos Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9047211743126405por
dc.date.accessioned2019-03-29T12:38:00Z-
dc.date.issued2019-01-16-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8495-
dc.description.resumoO estudo de três fatores composicionais – a rarefação do sentido, a musicalidade exacerbada e o emprego da metáfora – busca evidenciar como A divina quimera, de Eduardo Guimaraens, contribuiu para o desenvolvimento da lírica moderna. Esta, que foi uma corrente inovadora na literatura ocidental, pretendeu distanciar-se das práticas verbais vigentes no final do século XIX, seja do discurso lógico-científico, seja das técnicas “realistas” empregadas pelos escritores. Eduardo Guimaraens cultivou a rarefação do sentido, fazendo com que a significação do poema apareça de forma imprecisa, pois múltiplas e não excludentes leituras são possíveis das suas criações literárias. Esta técnica poética implica que o leitor participe ativamente na produção do sentido, o que faz com que a obra readquira a cada leitura um aqui e um agora originais. Numa época em que a literatura havia se tornado uma mercadoria como qualquer outra e era produzida para ser consumida facilmente, a obra de arte acabou perdendo o seu caráter aurático. Por conta disto, a busca pela inserção de certa obscuridade na criação literária almejava devolver a sua aura, pelo fato de obrigar o leitor a ter um contato diferenciado com a linguagem poética. Além do vago da expressão, Eduardo Guimaraens empregou na composição dos poemas de A divina quimera uma exacerbada musicalidade. Este fator condiciona uma significação suplementar, para além da semântica, contribuindo para a produção de um discurso que se afasta da linguagem comunicacional e cotidiana. Por vezes, a extrema musicalidade coloca a significação do poema em um segundo plano, fazendo com que o leitor/ouvinte aprecie primeiro o ritmo empregado para após buscar o sentido do poema. O uso da metáfora é outro elemento que faz com que o discurso de A divina quimera se afaste de um emprego mais lógico da linguagem. A construção metafórica produz uma nova pertinência semântica, a partir do momento em que o sentido literal é abandonado em prol da sua conotação. A interpretação da metáfora permite com que diversas significações possam coexistir sem ser necessário que o leitor escolha apenas uma delas enquanto legítima. O estudo destes três fatores composicionais – a rarefação do sentido, a musicalidade exacerbada e o emprego da metáfora – em A divina quimera pretende evidenciar como um novo fazer literário consegue modificar a visão de mundo do seu leitor, na medida em que ele ativa a possibilidade de compreender a existência para além da superfície da racionalidade dos fatos.por
dc.description.abstractL'étude de trois facteurs de composition - la raréfaction du sens, la musicalité exacerbée et l'utilisation de la métaphore - vise à montrer comment La divine chimère d'Eduardo Guimaraens a contribué dans le développement du lyrisme moderne. Ce dernier, qui était un courant novateur dans la littérature occidentale, cherchait à se distancer des pratiques verbales de la fin du XIXe siècle, qu’il s’agisse du discours logico-scientifique ou des techniques «réalistes» employées par les écrivains. Eduardo Guimaraens a cultivé la raréfaction du sens, en faisant apparaître le sens du poème de manière imprécise, car de nombreuses lectures non exclusives de ses créations littéraires sont possibles. Cette technique poétique implique que le lecteur participe activement dans la production de sens, ce qui permet à l’oeuvre de retrouver un ici et un maintenant originels. À une époque où la littérature était devenue une marchandise comme n’importe quelle autre et était conçue pour être facilement consommée, l'oeuvre d'art avait perdu son caractère auratique. De ce fait, la recherche de l'insertion d'une certaine obscurité dans la création littéraire a voulu rendre à nouveau son aura, en obligeant le lecteur à avoir un contact différencié avec le langage poétique. Outre le flou de l'expression, Eduardo Guimaraens a utilisé dans la composition des poèmes de La divine chimère une musicalité exacerbée. Ce facteur conditionne un sens supplémentaire, au-delà de la sémantique, contribuant à la production d'un discours qui s'éloigne du langage de la communication et du quotidien. Parfois, une extrême musicalité place la signification du poème sur un second plan, amenant le lecteur / auditeur à apprécier d'abord le rythme employé pour ensuite recherche la signification du poème. L'utilisation de la métaphore est un autre élément qui fait que le discours de La divine chimère s'éloigne d'un usage plus logique du langage. La construction métaphorique produit une nouvelle pertinence sémantique, à partir du moment où le sens littéral est abandonné au profit de sa connotation. L'interprétation de la métaphore permet la coexistence de plusieurs sens sans que le lecteur ne soit obligé de choisir qu'un seul d'entre eux comme légitime. L’étude de ces trois facteurs de composition - raréfaction du sens, musicalité exagérée et utilisation de métaphore - dans La divine chimère vise montrer comment une nouvelle écriture littéraire peut modifier la vision du monde de son lecteur, dans la mesure où elle active la possibilité de comprendre l'existence au-delà de la surface de la rationalité des faits.fra
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2019-03-20T12:56:51Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_ Mateus Robaski Timm.pdf: 1358556 bytes, checksum: 1d9488372c14c812a0f5543009192c11 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2019-03-29T12:20:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_ Mateus Robaski Timm.pdf: 1358556 bytes, checksum: 1d9488372c14c812a0f5543009192c11 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-29T12:38:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_ Mateus Robaski Timm.pdf: 1358556 bytes, checksum: 1d9488372c14c812a0f5543009192c11 (MD5) Previous issue date: 2019-01-16eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/174394/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%20Mateus%20Robaski%20Timm.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEduardo Guimaraenspor
dc.subjectLírica Modernapor
dc.subjectSimbolismo Sul-rio-grandensepor
dc.subjectPoesiapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.title“Cada qual com a sua quimera” : um estudo sobre a obscuridade do sentido, a musicalidade e a metáfora, em A divina quimera, de Eduardo Guimaraenspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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Dissertação_ Mateus Robaski Timm.pdfMATEUS_ROBASKI_TIMM_DIS1.33 MBAdobe PDFThumbnail

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