Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8460
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorToigo, Renata-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5521015556860353por
dc.contributor.advisor1Kohlrausch, Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3060504052514599por
dc.date.accessioned2019-02-27T11:22:17Z-
dc.date.issued2019-01-10-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8460-
dc.description.resumoNesta dissertação, tratamos da formação do leitor em espaços alternativos: as bibliotecas Comunitárias Chocolatão e Arquipélago, gestadas pelo Centro de Integração de Redes e Culturas Locais – Cirandar, localizadas em periferias do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa é validar a formação leitora a partir da análise em arquivos, ou seja, os registros de mediações de leitura, público presente nas mediações e retirada de livros. Antes de partir para a análise dos registros, apresentamos uma reflexão sobre a importância dos arquivos para poder escrever uma história (ARTIÈRES, 1998; ASSMANN, 1999; LARA, 2008; MENEZES, 1999; RICOEUR, 1997). Por tratar especificamente da formação do leitor infantil, historicizamos o percurso da leitura e literatura infantil, seu surgimento, formação e amadurecimento (CHARTIER, 1994; COELHO, 1982; DARNTON, 2010; LAJOLO E ZILBERMAN, 1996; ROBINE, 1974; ZILBERMAN, 2003). Compõe a fundamentação teórica uma reflexão sobre as especificidades e a importância do texto literário para a formação de leitores (AGUIAR, 1993; CANDIDO, 2004; COSSON, 2017; LARROSA, 1996; PETIT, 2008). Salientamos que as bibliotecas comunitárias, embora situadas em periferias onde não há a garantia de direitos sociais, mas sobram amor e solidariedade entre as pessoas, são, também, espaços onde se desenvolvem experiências de leitura compartilhada, onde mediador e leitor constituem fortes vínculos em torno da leitura (MACHADO, 2008; PATTE, 2012). Sabemos que a literatura sozinha não transforma as realidades vigentes, no entanto, acreditamos que, tal prática promovida largamente e conectada com as culturas locais, pode ajudar a humanizar e sensibilizar o ser humano, promovendo ações de transformação coletiva.por
dc.description.abstractIn this dissertation, we deal with the formation of the reader in alternative spaces: the Chocolatão and Arquipélago Community libraries, developed by the Center for Integration of Local Networks and Cultures - Cirandar, located in peripheries of the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The objective of the research is to validate the reading formation from the analysis in archives, that is, records of mediations of reading, the present public in the mediations and the lending of books. Before starting to analyze the records, we present a reflection on the importance of archives in order to write a story (ARTIÈRES, 1998; ASSMANN, 1999; LARA, 2008; MENEZES, 1999; RICOEUR, 1997). By specifically addressing the formation of the children's reader, we historicize the course of reading and children's literature, its emergence, formation and maturation (CHARTIER, 1994; COELHO, 1982; DARNTON, 2010; LAJOLO E ZILBERMAN, 1996; ROBINE, 1974; ZILBERMAN, 2003). The theoretical basis is a reflection on the specificities and the importance of the literary text for the formation of readers (AGUIAR, 1993; CANDIDO, 2004; COSSON, 2017; LARROSA, 1996; PETIT, 2008). We emphasize that community libraries, although located in peripheries where there is no guarantee of social rights, but lack love and solidarity between people, are also spaces where shared reading experiences are developed, where the mediator and the reader make strong links around reading (MACHADO, 2008, PATTE, 2012). We know that literature itself does not transform existing realities; however, we believe that such a practice promoted widely and connected with local cultures, can help to humanize and sensitize the human being, promoting actions of collective transformation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2019-02-22T18:29:04Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Renata Toigo.pdf: 2977266 bytes, checksum: 45d18dcfc57cdfb37df3eb3c2b9b208e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-02-27T11:16:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Renata Toigo.pdf: 2977266 bytes, checksum: 45d18dcfc57cdfb37df3eb3c2b9b208e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T11:22:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Renata Toigo.pdf: 2977266 bytes, checksum: 45d18dcfc57cdfb37df3eb3c2b9b208e (MD5) Previous issue date: 2019-01-10eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/174168/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Renata%20Toigo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBiblioteca Comunitáriapor
dc.subjectFormação de Leitorespor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLiteratura Infantilpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleDesafios da formação leitora em bibliotecas comunitárias : registro, arquivo e memória de leitura da literatura infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Renata Toigo.pdfRENATA_TOIGO_DIS2.91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.