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dc.creatorAnjos, Thaiana Machado dos-
dc.contributor.advisor1Eggert, Edla-
dc.date.accessioned2018-12-06T12:50:40Z-
dc.date.issued2018-08-03-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8371-
dc.description.resumoA presente dissertação decorre da pesquisa desenvolvida no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul (PUCRS), na Linha de Pesquisa Teorias e Culturas em Educação. A pesquisa objetivou compreender a construção da profissionalização das pedagogas e pedagogos, que atuam como técnico-administrativos em educação, tendo por base suas experiências de trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Insere-se dentro da dialética materialista histórica enquanto postura e concepção de mundo e está sustentada no eixo epistemológico do que tem sido chamado de pesquisa qualitativa, considerando o seu caráter descritivo e interpretativo; o contexto no qual os dados foram obtidos; e a interação entre os sujeitos da pesquisa, sustentados por um amparo teórico metodológico que assegure a efetivação dos objetivos. Concretizou-se com a realização de estudos documentais e bibliográficos, da pesquisa diagnóstica e de grupos focais, para então produzir a análise de todo material coletado. Ao término da pesquisa, conclui-se que a grande parte das atividades desempenhadas pelas pedagogas/os TAEs são de cunho burocrático, tarefeiras, embora, haja ações pulverizadas que envolvam as dimensões do ensinar e aprender. Seja por falta da descrição clara das atribuições, por questões de gestão e até pelo modo como as/os profissionais assumem suas autorias e protagonismos, fica nítido que muitas/as pedagogas/os estão sendo subutilizadas/os. O trabalho da pedagoga e do pedagogo torna-se potente na medida que a instituição tem a compreensão sobre que tipo de educação quer ofertar e que cidadã e cidadão deseja formar.por
dc.description.abstractThe present dissertation is based on the research developed in the Postgraduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Rio Grande Sul (PUCRS), in the Line of Research Theories and Cultures in Education. The objective of this research was to understand the construction of the pedagogical and pedagogical professionalization, which work as administrative technicians in education, based on their work experiences at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS). It is inserted within the historical materialist dialectic as posture and conception of the world and is sustained in the epistemological axis of what has been called qualitative research, considering its descriptive and interpretative character; the context in which the data were obtained; and the interaction between the research subjects, supported by a theoretical methodological support that ensures the accomplishment of the objectives. It was accomplished with the accomplishment of documentary and bibliographical studies, of the diagnostic research and of focus groups, to produce the analysis of all collected material. At the end of the research, it is concluded that the great majority of activities performed by pedagogues / TAEs are bureaucratic, although, there are actions that involve the dimensions of teaching and learning. Whether it is for the lack of a clear description of the assignments, for management reasons or even for the way the professionals assume their authorship and protagonism, it is clear that many pedagogues are being underutilized. The work of the pedagogue and the pedagogue becomes potent insofar as the institution has the understanding about what type of education it wants to offer and what citizen and citizen wants to form.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2018-12-05T11:39:27Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_ Thaiana Machado dos Anjos_ versão final.pdf: 2174825 bytes, checksum: a9f5d33d4e5267995facb2e7a6e98e2b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2018-12-06T12:43:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_ Thaiana Machado dos Anjos_ versão final.pdf: 2174825 bytes, checksum: a9f5d33d4e5267995facb2e7a6e98e2b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-06T12:50:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_ Thaiana Machado dos Anjos_ versão final.pdf: 2174825 bytes, checksum: a9f5d33d4e5267995facb2e7a6e98e2b (MD5) Previous issue date: 2018-08-03eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/173665/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%20Thaiana%20Machado%20dos%20Anjos_%20vers%c3%a3o%20final.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectPedagogaspor
dc.subjectPedagogospor
dc.subjectTécnico-Administrativo em Educaçãopor
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleExperiências profissionais das pedagogas e pedagogos técnico-administrativos em educação do IFRSpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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Dissertação_ Thaiana Machado dos Anjos_ versão final.pdfTHAIANA_MACHADO_DOS_ANJOS_DIS2,12 MBAdobe PDFThumbnail

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