Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8345
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTenório, Patricia Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9073543599548700por
dc.contributor.advisor1Brasil, Luiz Antonio de Assis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0812059400565883por
dc.date.accessioned2018-11-06T17:34:02Z-
dc.date.issued2018-10-08-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8345-
dc.description.resumoDoze horas é uma novela ensaística em três camadas. Narrada em terceira pessoa do singular, conta a história de Arabella Fantini, quarenta e cinco anos, solteira e sem filhos, nascida em Recife, residente em Porto Alegre, Brasil, e museóloga do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS. Ela traz à tona artistas desconhecidos, e, uma bela tarde, recebe a carta com fotografias da obra de Fernandes Vieira, artista português que o remetente afirma ter conhecido seu pai, desaparecido desde os treze anos da museóloga. Toda a narração é feita durante o voo de doze horas para Lisboa, resgatando o passado, descrevendo o presente, antecipando o futuro, criando diálogos imaginários com “o rapaz ao lado”. Esta é a primeira camada. A segunda camada é narrada em primeira pessoa do singular, por uma estudante de doutorado em Escrita Criativa, Manoela. Subentende-se que ela estuda na PUCRS, e seria uma mimesis do processo de construção da presente tese. A terceira camada encontra-se no ensaio teórico (na impessoalidade da primeira pessoa do plural), com os Diários de Bordo em anexo (na proximidade da primeira pessoa do singular). O ensaio teórico tem como objetivos, à luz dos conceitos de autobiografia, autoficção e diário encontrados em O pacto autobiográfico – de Rousseau à internet, do ensaísta e sociólogo francês Philippe Lejeune, e de “O mito individual do neurótico”, do psicanalista francês Jacques Lacan, investigar as camadas intercambiáveis da tese, assim como apresentar o gênero híbrido da autobioficção.por
dc.description.abstractTwelve hours is an essayist novel in three layers. Narrated in the third person singular, tells the story of Arabella Fantini, forty-five years old, single and childless, born in Recife, resident in Porto Alegre, Brazil, and museologist at the Art Museum of Rio Grande do Sul – MARGS. She brings up unknown artists and, one fine afternoon, receives the letter with photographs of the work of Fernandes Vieira, Portuguese artist that the sender claims to have met her father, who has disappeared since the museologist’s thirteenth birthday. All the narration is done during the twelve hours flight to Lisbon, rescuing the past, describing the present, anticipating the future, creating imaginary dialogues with “the man next door”. This is the first layer. The second layer is narrated in the first person singular, by a PhD student in Creative Writing, Manoela. It is understood that she studies in PUCRS, and would be a mimesis of the process of construction of the present thesis. The third layer is in the theoretical essay (in the impersonality of the first person plural), with the attached Logbook (in the vicinity of the first person singular). The theoretical essay has as objectives, in the light of the concepts of autobiography, autofiction and diary found in The autobiographical pact – by Rousseau to the internet, from the French essayist and sociologist Philippe Lejeune, and “The individual myth of the neurotic”, from the French psychoanalyst Jacques Lacan, to investigate the interchangeable layers of the thesis, as well as to present the hybrid genre of autobiofiction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2018-11-06T13:08:53Z No. of bitstreams: 1 TESE - Patricia Gonçalves Tenório.pdf: 3032507 bytes, checksum: c511c0c604a9fadd02ea3e24bd91899a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2018-11-06T17:25:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE - Patricia Gonçalves Tenório.pdf: 3032507 bytes, checksum: c511c0c604a9fadd02ea3e24bd91899a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-06T17:34:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE - Patricia Gonçalves Tenório.pdf: 3032507 bytes, checksum: c511c0c604a9fadd02ea3e24bd91899a (MD5) Previous issue date: 2018-10-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/173513/TESE%20-%20Patricia%20Gon%c3%a7alves%20Ten%c3%b3rio.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutobioficçãopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLinguagem Digitalpor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectEscrita Criativapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleDoze horas : o mito individual em uma autobioficçãopor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE - Patricia Gonçalves Tenório.pdfTES_PATRICIA_GONCALVES_TENORIO_COMPLETO2,96 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.