Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8341
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGaspareto, Marina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0242280074643301por
dc.contributor.advisor1Henriqson , Éder-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3156811848998362por
dc.date.accessioned2018-11-01T14:47:57Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8341-
dc.description.resumoAs organizações precisam revisar seus Modelos de Negócio (MN) ao longo do tempo para manter-se competitivas. As mudanças tecnológicas e o processo de terceirização tornaram o mercado competitivo mais dinâmico, exigindo que as organizações se reinventem e inovem. As análises em Modelos de Negócio possibilitam refletir sobre a configuração atual, comparar com aquelas adotadas pela concorrência, instanciar MN futuros e, ainda, inovar. A perspectiva de Sistema de Atividades compreende pelo arranjo de atividades que em conjunto constroem a Proposta de Valor da organização. A revisão de literatura evidencia a ausência de um método sistêmico para análise de MN. Portanto, o objetivo desse trabalho é propor um método para analisar Modelos de Negócio a partir da Perspectiva de Sistema de Atividade. O método Design Science Research foi aplicado para propor o artefato, que contou com a análise de quatro empresas, duas duplas de setores distintos, com configurações diferentes. O método proposto conta com três pilares: o primeiro se refere a Análise das Dimensões, o segundo a Representação do Modelo de Negócios; e o terceiro a Análise de Competitividade. A principal contribuição dessa pesquisa ao campo de MN, refere-se ao método prescritivo proposto para análise de Modelo de Negócio na perspectiva de Sistema de Atividade, com embasamento em pesquisas empíricas. Além disso, executivos das organizações e consultores poderão utilizar esse método como instrumento para compreender os Modelos de Negócio atuais, instanciar modelos futuros ou reinventá-los. Além disso, essa análise possui caráter formativo aos estrategistas, pois a revisão estratégica em Modelo desenvolve sua capacidade de visão sistêmica e reflexiva.por
dc.description.abstractCompanies need to review their Business Models (BM) over time to remain competitive. Technological changes and outsourcing have made the market even more dynamic, requiring organizations to reinvent themselves and innovate. Business Model analysis allows companies to reflect about their current configurations, compare it with those adopted by competitors, innovate and instantiate future BMs. The Activity System (AS) perspective is an inter-relational array of activities that together build a Value Proposition. The literature review shows the absence of a systemic method for BM analysis. Therefore, the purpose of this paper is to provide a method for BM analysis in AS perspective. Design Science Research was used to propose the method through the analysis of four companies, from two different sectors, with different configurations. The proposed method has three pillars: Dimension Analysis, Business Model Representation and Competitiveness Analysis. The main contribution of this research adds to the field of Business Models, through a prescriptive method for analysis using the perspective of the Activity System, relying on empirical research. Furthermore, executives of organizations and consultants can use this method as a pragmatic instrument to deepen their understanding of Business Models, instantiate future models or reinvent them. Moreover, this analysis process has a formative value to organizational strategists, since the strategic review in BM develops its capability of systemic and reflective vision.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Administração e Negócios ([email protected]) on 2018-10-31T17:37:27Z No. of bitstreams: 1 MARINA_GASPARETO_DIS.pdf: 6807658 bytes, checksum: f2ed1bd8eb279dae731daaa37e79c5d9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2018-11-01T14:39:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARINA_GASPARETO_DIS.pdf: 6807658 bytes, checksum: f2ed1bd8eb279dae731daaa37e79c5d9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-01T14:47:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARINA_GASPARETO_DIS.pdf: 6807658 bytes, checksum: f2ed1bd8eb279dae731daaa37e79c5d9 (MD5) Previous issue date: 2018-08-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/173493/MARINA_GASPARETO_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModelo de Negóciopor
dc.subjectSistema de Atividadepor
dc.subjectMétodopor
dc.subjectDesign Science Researcheng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleMétodo para a análise de modelo de negócios na perspectiva de sistema de atividadespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARINA_GASPARETO_DIS.pdfMARINA_GASPARETO_DIS6.65 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.