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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGastal, Mariana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5488590751021403por
dc.contributor.advisor1Saavedra, Giovani Agostini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5594109824546097por
dc.date.accessioned2018-09-03T18:31:57Z-
dc.date.issued2017-01-11-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8267-
dc.description.resumoO universo escolar tem, por excelência, a identidade de lugar de sociabilidade positiva, de aprendizagem de valores éticos e de formação de espíritos críticos, pautados no diálogo e no reconhecimento da diversidade. Entretanto, ao sofrer os ecos de processos sociais mais amplos, como a globalização, a pósmodernidade e os controles sociais delas decorrentes, que o fazem passar por uma ressignificação da experiência socioespacial, tal identidade pode restar bastante comprometida. A cada dia mais armadas de dispositivos de vigilância, na tentativa de controlar as inseguranças a que sentem expostas, e tendo alunos como uma população de potenciais vítimas e agressores, instituições de ensino se apresentam como um território convidativo à prática de pesquisa. Assim, por meio do estudo dos casos de três escolas na cidade de Porto Alegre – uma municipal, uma estadual e uma particular –, e tendo por norte o modelo teórico da “Cultura do Controle”, concebido por David Garland, propõe-se descobrir em que medida a percepção do aumento da insegurança guarda relação com as alterações havidas em cada uma delas. Para que se atinja um conhecimento amplo e detalhado de seu objeto, a pesquisa abarca uma dimensão teórica, a partir de revisão bibliográfica, e outra empírica, via técnica qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas (com diretores[as], coordenadores[as] pedagógicos[as], professores[as] e pais[mães] de alunos[as]), questionários, diálogos informais e, em menor quantidade, análise de documentos. Ao invés de centrar a análise nos dados estatísticos da violência, atenta-se para a relevância dos aspectos subjetivos da insegurança, sob o argumento de que as interpretações produzidas sobre ela interferem nos comportamentos das pessoas e instituições. Ao interrogar-se a realidade por meio do que se pensa sobre ela, estima-se que a pesquisa contribuirá para uma melhor compreensão da influência que tais interpretações exercem no condicionamento das rotinas e práticas das escolas.por
dc.description.abstractThe school universe carries, quintessentially, the identity of a place of positive sociability, of ethic values apprenticeship and of critical thinking, based on dialogue and appreciation of diversity. However, when it suffers the echoes of wider social processes, such as the globalization, the post-modernity and the social controls related to them, that identity might end up fairly affected. Each day more subjected to safety devices, in the attempt to control the insecurities to which they feel exposed, educational institutions present themselves as an interesting field to perform an investigation. Thus, by means of the case studies of a municipal, a state and a private school in the city of Porto Alegre, and adopting as theoretical background David Garland’s “Culture of Control”, the research aims to find out to which extent the perception of insecurity increase can be related to the modifications suffered in each of the three. To achieve a wide and detailed knowledge of the subject, the research embraces a theoretical dimension, via bibliographic review, and an empirical one, via semi-structured interviews, questionnaires, informal dialogues and, to a lesser extent, documental analysis. The interviews and questionnaires were administered to the headmaster of the school, to members of the pedagogical team, teachers and parents. Instead of focusing the analysis on the statistical data about violence, the idea is to observe the prominence of the subjective aspects of insecurity, under the allegation that the interpretations about it interfere in the way people and institutions act. The study intends to contribute to a better understanding of the influence that those interpretations exert in the conditioning of school’s routines and experiences.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Ciências Criminais ([email protected]) on 2018-07-12T18:26:34Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MG - Versão Enviada à PUCRS.pdf: 3131019 bytes, checksum: b69e921e85233859527d9a103e1278c3 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Sheila Dias ([email protected]), reason: Devolvido devido à divergência das datas. A data da aprovação da banca diverge da data da defesa (banca = 17/01/2017 e defesa = 11/01/2018. E aproveito para informar que na capa institucional e folha de rosto estão 2016, e na ficha catalográfica está 2017, no arquivo PDF. on 2018-07-18T11:23:04Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Ciências Criminais ([email protected]) on 2018-09-03T13:24:59Z No. of bitstreams: 1 Dissertação MARIANA GASTAL.pdf: 3644438 bytes, checksum: 6574d2bf9da834edc3aa12bfd4ff9378 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2018-09-03T17:57:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação MARIANA GASTAL.pdf: 3644438 bytes, checksum: 6574d2bf9da834edc3aa12bfd4ff9378 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-03T18:31:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação MARIANA GASTAL.pdf: 3644438 bytes, checksum: 6574d2bf9da834edc3aa12bfd4ff9378 (MD5) Previous issue date: 2017-01-11eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/173123/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20MARIANA%20GASTAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Direitopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Criminaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInsegurançapor
dc.subjectCriminalidadepor
dc.subjectViolência Escolarpor
dc.subjectCultura do Controlepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.titleEntre os muros das escolas : novas configurações das rotinas e práticas escolares frente à percepção do aumento da insegurançapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais

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