Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8263
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDaros, Otavio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5315541348632385por
dc.contributor.advisor1Rudiger, Francisco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1808250344274013por
dc.date.accessioned2018-08-31T12:04:12Z-
dc.date.issued2018-08-22-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8263-
dc.description.resumoDouglas Kellner (✡1943) emergiu nos anos 1990 como importante estudioso dos fenômenos de mídia. A presente pesquisa busca reconstruir sua trajetória nessa área do conhecimento. Quer-se analisar suas ideias avaliando méritos e problemas, avanços e dificuldades. Salienta-se o modo como seu percurso intelectual foi influenciado pelo chamado marxismo ocidental, em especial pela Escola de Frankfurt. Também se ressalta como o autor se aproxima dos estudos culturais, ao apropriar-se do legado do Centre for Contemporary Cultural Studies. Kellner faz ambas as correntes dialogarem, à sombra das discussões relativas ao pós-modernismo e às chamadas guerras culturais ocorridas nos Estados Unidos. Visando mostrar como tudo isso repercute em sua análise do que chamou de “cultura da mídia” e, em seguida, “era do espetáculo”, primeiro contextualiza-se historicamente e intelectualmente suas ideias. Em segundo, examina-se sua proposta de alfabetização midiática, enquanto dimensão pragmática de sua proposta de estudo crítico da mídia. Em um terceiro momento, mostra-se a forma como ela se aplica em seus estudos sobre cinema e televisão. Ao final, procede-se ao comentário, interpretação e crítica do material apresentado, vendo como se deu a recepção de suas ideias no mundo acadêmico. Conclui-se que Kellner propôs síntese inovadora em termos teóricos e metodológicos, perfilada com o chamado marxismo cultural. Mas também que ela não está isenta de contradições conceituais geradoras de simplificações analíticas durante a pesquisa, aparentemente oriundas de compromissos ideológicos desenfreados.por
dc.description.abstractDouglas Kellner (✡1943) emerged in the 1990's as a leading scholar of media phenomena. This research seeks to reconstruct his trajectory in this area of knowledge. His ideas are analyzed by assessing their merits and problems, progress and difficulties. It is emphasized the way in which his intellectual course was influenced by the so-called western marxism, in particular by the School of Frankfurt. It also highlights how the author approaches cultural studies by appropriating the legacy of the Center for Contemporary Cultural Studies. Kellner makes both currents dialogue, in the shadow of discussions about postmodernism and the so-called cultural wars in the United States. Aiming to show how all this has repercussions in his analysis of what he called “media culture”, and then “era of the spectacle”, first his ideas are contextualized historically and intellectually. Second, his proposal for media literacy is analyzed, as a pragmatic dimension of his critical study of the media. Subsequently, the application of his studies about cinema and, especially, television is evaluated. In the end, the material presented is commented, interpreted, and criticized, making the study of media theories dialog with other areas of knowledge. In conclusion, Kellner proposes an innovative synthesis in theoretical and methodological terms, profiled with the so-called cultural Marxism. But also that it is not exempt of conceptual contradictions that generate analytical simplifications during the research, apparently deriving from unbridled ideological commitments.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2018-08-30T11:25:28Z No. of bitstreams: 1 OTÁVIO_DAROS_DIS.pdf: 1449419 bytes, checksum: 9e98988df6058d54c326da287f9c799f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2018-08-31T11:53:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OTÁVIO_DAROS_DIS.pdf: 1449419 bytes, checksum: 9e98988df6058d54c326da287f9c799f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-31T12:04:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OTÁVIO_DAROS_DIS.pdf: 1449419 bytes, checksum: 9e98988df6058d54c326da287f9c799f (MD5) Previous issue date: 2018-08-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/173099/OT%c3%81VIO_DAROS_DIS.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/187006/DIS_OTAVIO_DAROS_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDouglas Kellnerpor
dc.subjectEstudos de Mídiapor
dc.subjectTeoria Críticapor
dc.subjectTeorias Pós-Modernaspor
dc.subjectEstudos Culturaispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleDouglas Kellner e os estudos de mídia : exame crítico das ideias de um teórico Norte-Americanopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_OTAVIO_DAROS_COMPLETO.pdfOTAVIO_DAROS_DIS1.72 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.