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dc.creatorKnijnik, Luiza Feijó-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4240062T5por
dc.contributor.advisor1Stein, Lilian Milnitsky-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781124P4por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:22:09Z-
dc.date.available2013-02-08-
dc.date.issued2012-12-12-
dc.identifier.citationKNIJNIK, Luiza Feijó. Atualização do teste de desempenho escolar (TDE) : subtestes de leitura e escrita. 2012. 31 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/816-
dc.description.resumoEsta dissertação é composta por dois estudos: um teórico e outro empírico. O Estudo I traz um levantamento bibliográfico na literatura nacional e internacional acerca do Teste de Desempenho Escolar (TDE) (Stein, 1994). O TDE foi publicado há 18 anos e havia interesse em descobrir se/como o instrumento vinha sendo utilizado na comunidade científica, assim como possíveis críticas sobre o teste que poderiam existir. Foram analisados os dados de 222 publicações, artigos científicos em sua maioria (129). Verificou-se a elevada qualidade destes artigos através do Qualis Capes, com 41% das revistas situadas no Qualis A1. Foi observado um aumento no número de publicações utilizando o TDE ao longo dos anos, o que reflete um crescimento no volume de publicações científicas brasileiras, assim como um crescente interesse pelo teste. Este estudo evidenciou a relevância deste instrumento no cenário de avaliação educacional brasileiro. O Estudo II teve como objetivo explorar a qualidade dos subtestes de leitura e escrita do TDE, através de uma análise pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Foram utilizados bancos de dados de cinco pesquisadores provenientes de quatro estados brasileiros. Foram analisados dados de 1.850 participantes, entre 1ª e 6ª série, de escolas públicas e particulares.Os resultados indicaram que o subteste de escrita está mensurando precisamente níveis médios de habilidade e menos satisfatoriamente níveis baixos e altos. Estes dados indicam que alunos com pouca e alta habilidade dentro do continuum do traço latente podem não estar sendo bem diferenciados, e que este subteste poderia ser aprimorado acrescentando-se itens mais difíceis e itens mais fáceis, para que pudesse fornecer mais informações nestas áreas. Os resultados do subteste de leitura indicam que o mesmo está discriminando adequadamente níveis baixos e médios de habilidade. Desta forma, itens mais difíceis poderiam ser acrescentados neste subteste para que crianças com mais habilidade pudessem ser melhor discriminadas. Conclui-se que uma revisão de itens e acréscimo de novos itens é altamente desejável, assim como a produção de novas normas para o TDEpor
dc.description.abstractTwo papers constitute this dissertation: one theoretical and the other empiric. Study I brings a national and international bibliographic survey on the School Achievement Test (TDE) (Stein, 1994). TDE was published 18 years ago and there was interest in finding out if/how this instrument was being used by the scientific community, inasmuch as possible critics to the test. Data from 222 publications were analyzed, mostly scientific papers (129). The high quality of these papers was attested by the Qualis Capes classification, being 41% of the journals classified as A1 Qualis. A growing number of publications using TDE through the years were reported, reflecting both the growth of Brazilian scientific publication and the increase in interest for the test. This study revealed the importance of this instrument in Brazilian educational evaluation scenario. The purpose of study II was to explore the quality of TDE subtests reading and writing, through an Item Response Theory analysis. This study used the databases of five researchers from four Brazilian states. Data from 1.850 participants were analyzed, between 1st to 6th grades, from both public and private schools. Results indicated that the writing subtest is measuring precisely medium levels of ability and less satisfactory high and low levels.These data indicate that students with low and high ability within the continuum of the latent trait may not have been well differentiated and that this subtest could be improved by adding more difficult items as well as easier items, so that more information in these areas could be provided. Results of the reading subtest indicate that it is discriminating adequately low and medium levels of skill. Thus, more difficult items could be added to this subtest so that children with higher ability could be better discriminated. Conclusions are that an items review and adding of new items is highly desirable, as much as new standards for TDEeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:22:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 445403.pdf: 242233 bytes, checksum: 0950c7c0568cf1d5f2d1a3d1c3d48f69 (MD5) Previous issue date: 2012-12-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7462/445403.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA COGNITIVApor
dc.subjectDESEMPENHO ESCOLAR - TESTESpor
dc.subjectPSICOLOGIA EDUCACIONAL - TESTESpor
dc.subjectPSICOLOGIA INFANTILpor
dc.subjectENSINO FUNDAMENTAL - ASPECTOS PSICOLÓGICOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleAtualização do teste de desempenho escolar (TDE) : subtestes de leitura e escritapor
dc.typeDissertaçãopor
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