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dc.creatorLessa, Jaderson Borges-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0961242025712557por
dc.contributor.advisor1Weber, Thadeu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0652643529727347por
dc.date.accessioned2018-06-01T13:32:28Z-
dc.date.issued2018-03-16-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8094-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa sobre a crítica de Michael Sandel a John Rawls é investigar a possibilidade de se efetivar outra solução, para os limites da teoria da justiça e do liberalismo político, ao problema da prioridade do justo sobre o bem. Esse objetivo sinaliza uma tentativa de resolução de um problema, interno a justiça como equidade, mas que se tornou alvo dos críticos externos, que viram nessa situação os seus limites, práticos e conceituais. Mesmo a crítica externa sendo reconhecida, a proposta de solução para os limites apresentados abrange uma resposta interna, que envolve: α) uma guinada do problema da prioridade para o problema da congruência; β) a afirmação da relevância das concepções de bem, tanto para o ponto de vista moral, quanto político, de uma concepção de justiça; e, γ) o reconhecimento de que uma rejeição de uma visão de bem poderia enfraquecer as instituições políticas. A implicação desse ponto de vista é que, enfatizados os elementos da justiça e do bem na perspectiva da congruência, desfaz-se qualquer compreensão absoluta destes aspectos. À luz desses objetivos e propostas, o plano de investigação é realizado ao se partir do estado de como essa questão encontrase na obra de Rawls, seja no que se refere à prioridade, seja no que se refere à congruência. Em seguida, encontram-se as considerações críticas que Sandel apresenta como limites para a realização daquela teoria da justiça e daquela forma de liberalismo político, a saber, que a justiça não pode ser primária e que o liberalismo político conduz a uma perda da política do bem (comum, público). O resultado é uma “república procedimental”. A última parte consiste em demonstrar que o problema da congruência – aquele de mostrar a possibilidade de uma teoria da justiça encontrar lugar dentro das concepções de bem – não é rejeitado pelo liberalismo, reforçando, assim, a possibilidade da teoria de Rawls ir além dos limites apontados por Sandel.por
dc.description.abstractThe aims of this research on the criticism of Michael Sandel to John Rawls it is to investigate the possibility to carry out another solution the problem of the priority of the right over the good, about the limits of the theory of justice and of political liberalism. This aims signals an attempt to solve a problem internal justice as fairness but became the target of external critics, who saw in this situation their practical and conceptual limits. Even acknowledging external criticism, the proposed solution to the limits presented involves an internal response. The proposal includes: α) the displacement of the problem of priority to the problem of congruence; β) the affirmation of the relevance of conceptions of good, both from the moral and political point of view, of a conception of justice; γ) the recognition that a rejection of a vision of good could weaken political institutions. The implication of this perspective is that any absolute understanding of these perspectives is undone if emphasized the elements of justice and good in the perspective of congruence. Given these objectives and proposals, the research plan is based on the state of how this question is found in the work of Rawls, either in terms of priority or of congruence. Then are the critical considerations that Sandel presents as limits to the realization of that theory of justice and that form of political liberalism. Namely, that justice cannot be primary and that political liberalism leads to a loss of the politics of good (common, public). The result is a "procedural republic". The last part is to demonstrate that the problem of congruence – that of showing the possibility of a theory of justice finding a place within the conceptions of good – it is not rejected by liberalism. This idea reinforces the possibility of Rawls's theory goes beyond the limits indicated by Sandel.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Filosofia ([email protected]) on 2018-05-21T13:43:38Z No. of bitstreams: 1 TES_JADERSON BORGES LESSA.pdf: 1883533 bytes, checksum: e3484db9f132bfc3c19567541b5d676a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2018-06-01T13:26:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TES_JADERSON BORGES LESSA.pdf: 1883533 bytes, checksum: e3484db9f132bfc3c19567541b5d676a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-01T13:32:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_JADERSON BORGES LESSA.pdf: 1883533 bytes, checksum: e3484db9f132bfc3c19567541b5d676a (MD5) Previous issue date: 2018-03-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/172270/TES_JADERSON%20BORGES%20LESSA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJohn Rawlspor
dc.subjectMichael Sandelpor
dc.subjectJusto e Bempor
dc.subjectTeorias da Justiçapor
dc.subjectFilosofia Políticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleAlém dos limites da justiça : a crítica de Sandel a Rawlspor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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