Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8058
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mapeamento da trajetória jornalística : atuação e formação no contexto do jornalismo empresarial
Autor: Gehlen, Ivana de Jesus 
Primeiro orientador: Moura, Claudia Peixoto de
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de mapear a trajetória jornalística, observando atuação e formação em Jornalismo, para estabelecer sua relação com o Jornalismo Empresarial e o exercício de atividades em agências desse setor. O desenvolvimento teórico possibilita observar a atuação originária do Jornalismo e o novo segmento profissional. Para tanto, é realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os indícios do exercício do Jornalismo em novos lugares no mercado e também a respeito do ensino proposto para a profissão. Na pesquisa empírica desenvolveu-se um panorama das agências de Comunicação em Porto Alegre (RS) analisando atuação e formação acadêmica das equipes. Utilizamos o método da Cartografia (Deleuze; Guattari, 2011 e Rosário, 2016), com técnicas de Análise de Documentos, segundo Moreira (2005) e Gil (2008). As contextualizações e fundamentações ocorreram com base na pesquisa bibliográfica, principalmente por Melo (1971; 1984; 1994; 1998, 2003, 2006, 2007, 2008; 2015), Meditsch (1999, 2007, 2015), Barbosa (2007), Bueno (2003; 2005; 2009; 2014), Moura (1990, 2001, 2002, 2004, 2008, 2016), Chaparro (1993, 2004, 2009), Torquato (1984; 1986; 2004), entre outros autores. A análises demonstraram que atuação e formação em jornalismo estão presentes num setor de representação do Jornalismo Empresarial, aqui marcado pelas agências de Comunicação Empresarial.
Abstract: The aim of this work is to chart the journalism track, through the observation of both academic education and professional performance, to verify its relationship with Enterprise Journalism and the activities of agencies of this sector. The theoretical development allows us to observe the original work of Journalism and the new professional segment. For this, a bibliographical research regarding the exercise of Journalism in new places in the market and also the teaching was carried out. The empirical research was constructed based on an overview of the communication agencies in Porto Alegre (RS) analyzing the actuation and academic education of the teams. We used the method of Cartography (Deleuze, Guattari, 2011 and Rosário, 2016), and Document Analysis techniques, according to Moreira (2005) and Gil (2008), besides the bibliographic research based mainly in the contextualizations developed by Melo (1971, 1990, 2001, 2002, 2004), Meditsch (1999, 2007, 2015), Barbosa (2007), Bueno (2003, 2005, 2007, 2009,2014), Chaparro (1993, 2004, 2009), Torquato (1984, 1986, 2004), among other authors.
Palavras-chave: Comunicação
História do Jornalismo
Atuação Jornalística
Ensino de Jornalismo
Jornalismo Empresarial
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8058
Data de defesa: 21-Mar-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVANA_DE_JESUS_GEHLEN_DIS.pdfIVANA_DE_JESUS_GEHLEN_DIS1,71 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.