Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarcon, Paola-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4562079309382158por
dc.contributor.advisor1Costa, Cristiane Finger-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8316079079085656por
dc.date.accessioned2018-05-16T14:37:36Z-
dc.date.issued2018-03-28-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8056-
dc.description.resumoO presente trabalho investiga algumas mudanças que começam a surgir na televisão a partir da convergência entre mídias, e explora, mais especificamente, o relacionamento dos telejornais com seus públicos. O objetivo é compreender como ocorre a participação do público, observar quais as ações realizadas pela produção para gerar interação e identificar se o engajamento na internet pode estar relacionado com os níveis de audiência dos principais telejornais da televisão aberta brasileira. A proposta é realizar uma pesquisa quantitativa, com análise estatística de correlação linear, e qualitativa, com análise de conteúdo (Bardin, 2009), dos dados coletados de 27 de Junho a 27 de Julho de 2017 do Jornal da Band e Jornal Nacional, na televisão e nas páginas oficiais dos programas no Facebook e no Twitter. É possível dizer que o público participa, colabora e resiste nas redes sociais, mas os telejornais pouco incentivam a cultura participativa, o que pode justificar as correlações lineares positivas com intensidades consideradas fracas e moderadas encontradas entre a audiência na televisão e o engajamento na internet.por
dc.description.abstractThe present work investigates some changes which started to show up in television broadcasting after the media convergence and explores more specifically the relation of the television newscasts with their audience. The goal is to understand how the public participation occurs, to observe the actions taken by the newscast production in order to generate interaction and to identify if the internet engagement rates can be related to the audience rates of the main Brazilian free-to-air television newscasts. The proposition is to carry out a quantitative research, with statistical analysis of linear correlation, and qualitative, with content analysis (Bardin, 2009), using the data collected from June 27 to July 27, 2017, from news programs Jornal da Band and Jornal Nacional, in television and on the official pages of the programs on Facebook and Twitter. The public participates, collaborates and reacts in social networks, but the programs give little encouragement to the participatory culture, which can justify the positive linear correlations with intensities considered weak and moderate found among the television audience rates and the internet engagement rates.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2018-05-11T19:42:14Z No. of bitstreams: 1 PAOLA_MARCON_DIS.pdf: 3054045 bytes, checksum: 647634382175e3d4968476feb1364846 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2018-05-16T14:34:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PAOLA_MARCON_DIS.pdf: 3054045 bytes, checksum: 647634382175e3d4968476feb1364846 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-16T14:37:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAOLA_MARCON_DIS.pdf: 3054045 bytes, checksum: 647634382175e3d4968476feb1364846 (MD5) Previous issue date: 2018-03-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/172042/PAOLA_MARCON_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectTelejornalismopor
dc.subjectConvergênciaspor
dc.subjectAudiênciapor
dc.subjectEngajamentopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA televisão em tempos de conexão : uma análise sobre a participação e o engajamento do público no telejornalismo brasileiropor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAOLA_MARCON_DIS.pdfPAOLA_MARCON_DIS2,98 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.