Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSiqueira, Ellen Cristina Gerner-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4592458147107917por
dc.contributor.advisor1Hübner, Lilian Cristine-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4814925793637987por
dc.contributor.advisor-co1Wilson, Maximiliano Agustin-
dc.date.accessioned2018-05-16T12:15:31Z-
dc.date.issued2018-03-28-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8051-
dc.description.resumoA leitura envolve múltiplos processos interdependentes e, segundo o modelo de dupla rota, tal habilidade se dá basicamente por duas vias, a fonológica (normalmente utilizada para a leitura de palavras novas ou pseudopalavras) e a lexical (utilizada para palavras familiares e irregulares). Ler na língua materna (L1) requer um aprendizado sistemático e é um grande desafio. Ao aprender uma segunda língua (L2), novos elementos (fonológicos, ortográficos e semânticos dentre outros) são introduzidos na leitura, exigindo que o falante escolha entre dois códigos escritos a cada vez que é preciso ler. Além disso, durante esse processo de escolha, estratégias de leitura mais características de uma língua podem influenciar na estratégia de leitura da outra. Pesquisas indicam que diversos fatores influenciam a escolha da rota de leitura, sendo a profundidade ortográfica da língua e a proficiência do leitor os principais. Assim, este estudo tem como objetivo identificar de que forma esses fatores influenciam a escolha da rota de leitura por bilíngues sucessivos (mais ou menos proficientes) falantes nativos do Português Brasileiro (PB) tendo o Inglês como L2. Para isso, foram medidas a acurácia e o tempo de leitura de palavras e pseudopalavras tanto na L1 como na L2. Dentre os principais resultados encontrados, destacamos que o grupo mais proficiente (MaP) teve um menor tempo de leitura nas palavras e pseudopalavras do PB do que o grupo menos proficiente (MeP), sugerindo uma influência da L2 (mais opaca) na L1 (mais transparente) e uma utilização maior da rota lexical na L1. Além disso, o estudo revelou que no grupo MeP não houve diferença entre o tempo de leitura de palavras e pseudopalavras no Inglês, sugerindo uma predominância do uso da rota fonológica na leitura da L2 (mais opaca). Tais achados são importantes para reforçar que a escolha das estratégias de leitura e o uso das rotas são suscetíveis a múltiplos fatores, que atuam de forma conjunta e interrelacionada.por
dc.description.abstractReading involves multiple interdependent processes and, according to the dual route model, this is basically achieved through two routes, the phonological route (normally used to read new words or pseudowords) and the lexical route (for reading familiar and irregular words). Reading in the mother tongue (L1) requires explicit instruction and it is a great challenge. By learning a second language (L2), new elements (phonological, orthographic and semantic, among others) are introduced into reading, requiring the speaker to choose between two written codes each time one has to read. Moreover, during this process of choice, more characteristic reading strategies of one language may interfere with the reading strategy of the other. Research indicates that, just as in the case of monolingual subjects, several factors influence the reading strategy used by bilingual subjects, the orthographic depth of the language and the reader's proficiency being the key elements. This study aims at identifying how these factors influence the strategy of reading in late bilinguals (beginners or proficient), native speakers of Brazilian Portuguese with English as a second language. In order to do this, accuracy and the latencies required to word and nonword reading in both L1 and L2 were measured. Among the main results we found that the most proficient group (MaP) had a shorter reading time in the words and pseudowords of PB than the less proficient group (MeP), suggesting an interference of L2 (more opaque) in L1 (more transparent) and a larger use of the lexical route in L1. In addition, the study revealed that in the MeP group there was no difference between the time of reading of words and pseudowords in English, suggesting a predominance of the use of the phonological route in the reading of L2 (more opaque). Such findings are important to reinforce that the choice of reading strategies and the use of routes are susceptible to multiple factors, which act together and interrelated.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2018-05-14T20:06:15Z No. of bitstreams: 1 ELLEN_Dissertacao_2018_ENTREGA.pdf: 889432 bytes, checksum: 589e186b509ef6cd7f264e2e915082ca (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2018-05-16T12:09:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ELLEN_Dissertacao_2018_ENTREGA.pdf: 889432 bytes, checksum: 589e186b509ef6cd7f264e2e915082ca (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-16T12:15:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELLEN_Dissertacao_2018_ENTREGA.pdf: 889432 bytes, checksum: 589e186b509ef6cd7f264e2e915082ca (MD5) Previous issue date: 2018-03-28eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/172040/DIS_ELLEN_CRISTINA_GERNER_SIQUEIRA_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/178883/DIS_ELLEN_CRISTINA_GERNER_SIQUEIRA_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRotas de Leiturapor
dc.subjectBilinguismopor
dc.subjectProfundidade Ortográficapor
dc.subjectProficiência na L2por
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO uso das rotas de leitura no bilinguismo e sua relação com a profundidade ortográfica e a proficiência nas línguaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo24 mesespor
dc.restricao.dataliberacao16/05/2020por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_ELLEN_CRISTINA_GERNER_SIQUEIRA_COMPLETO.pdfDIS_ELLEN_CRISTINA_GERNER_SIQUEIRA868,59 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.