Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8042
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Marçal, Matheus Menezes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7659187146994468 | por |
dc.contributor.advisor1 | Kohlrausch, Regina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3060504052514599 | por |
dc.date.accessioned | 2018-05-15T16:42:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-10 | - |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8042 | - |
dc.description.resumo | Todo tipo de conhecimento se constrói a partir de uma localidade e de uma cultura, não existem textos fora da cultura assim como não existe uma teoria que sobrevoa o seu objeto/sujeito de análise e reflete imparcialmente sobre ele. O conceito de poesia, como todos os conceitos de arte, está conectado, também, com um espaço-tempo específico. No presente trabalho, serão analisados poemas das autoras Cristiane Sobral, Jennyfer Nascimento e Lívia Natália, três escritoras negras que assumem e não disfarçam, por meio de seus enunciados, o espaço-tempo do qual seus jogos com a palavra poética provém. Destacar as autoras como produtoras de literatura negra (ALVES, 2010; CUTI, 2010; PEREIRA, 2010) em contraponto à literatura brasileira hegemonicamente branca (CUTI, 2011; ROMERO, 1886; ROMERO, 1953; DELCASTAGNÈ, 2005;) permitirá que sejam compreendidos dois processos. O primeiro confirma que a existência da literatura negra denuncia os problemas teóricos estabelecidos pela historiografia literária e pela teoria social sobre a população negra, que sempre reforçaram o racismo institucional anti-negros; o segundo processo confirma que é possível, e necessário, teorizar sobre a literatura negra a partir dos conhecimentos produzidos por negras e negros da diáspora e de África (FREITAS, 2016; GOMES, 2008; LUZ, 2000; THEODORO, 1996;. Através da análise dos poemas das três poetas, utilizando como aporte o feminismo negro (BAIRROS, 2014; hooks, 1995; KILOMBA, 2016; THEODORO, 2008), as reflexões literárias de autoria negra e os saberes de matriz-africana, demonstrar-se-á de que forma as poéticas jogam com esses saberes e os transformam em poesia. | por |
dc.description.abstract | All kinds of knowledge are constructed from a locality and a culture, it is impossible to build a text outside a culture as it is impossible for a theory to exist above it’s object/subject of analysis and to reflect impartially on it. The concept of poetry, like all art concepts, is also connected with a specific space-time. In the present work, we analyze the poems of the authors Cristiane Sobral, Jennyfer Nascimento and Lívia Natália, writers who assume and do not disguise, through their statements, the space-time from where their games with the poetic words are from. The task of highligtning these authors as producers of afro-brazilian literature (ALVES, 2010; CUTI, 2010; PEREIRA, 2010), in counterpoint to hegemonically white brazilian literature (CUTI, 2011; ROMERO, 1886; ROMERO, 1953; DELCASTAGNÈ, 2005;), will allow the understanding of two processes. The first one confirms that the existence of afro-brazilian literature denounces the theoretical problems established by literary historiography and by social theory about the black population, which have always reinforced anti-black institutional racism; the second process confirms that it is possible, and necessary, to theorize about afro-brazilian literature from the knowledge of black men and black women from diaspora and from Africa (FREITAS, 2016; GOMES, 2008; LUZ, 2000; THEODORO, 1996). Through the analysis of the poems of these three poets, using as foundation the theories of black feminism (BAIRROS, 2014, hooks, 1995, KILOMBA, 2016; THEODORO, 2008), of the literary reflections of black authorship and of the african matrix, it is possible to demonstrate how poetics play with these knowledges and transform it into poetry. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by PPG Letras ([email protected]) on 2018-05-07T12:27:20Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Matheus Menezes Marçal.pdf: 1116329 bytes, checksum: 4c18bd23289cfc5dd3bbed56c08b10d1 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2018-05-15T16:39:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Matheus Menezes Marçal.pdf: 1116329 bytes, checksum: 4c18bd23289cfc5dd3bbed56c08b10d1 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-15T16:42:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Matheus Menezes Marçal.pdf: 1116329 bytes, checksum: 4c18bd23289cfc5dd3bbed56c08b10d1 (MD5) Previous issue date: 2018-01-10 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/172011/DIS_MATHEUS_MENEZES_MARCAL_COMPLETO.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Escola de Humanidades | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Poesia | por |
dc.subject | Literatura Negra | por |
dc.subject | Mulheres Negras | por |
dc.subject | Saberes de Matriz Africana | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Nos olhos de mulheres negras : estudo das poéticas de Cristiane Sobral, Jenyffer Nascimento e Lívia Natália | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.restricao.situacao | Trabalho não apresenta restrição para publicação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DIS_MATHEUS_MENEZES_MARCAL_COMPLETO.pdf | MATHEUS_MENEZES_MARCAL_DIS | 1.85 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.