Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8042
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarçal, Matheus Menezes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659187146994468por
dc.contributor.advisor1Kohlrausch, Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3060504052514599por
dc.date.accessioned2018-05-15T16:42:12Z-
dc.date.issued2018-01-10-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8042-
dc.description.resumoTodo tipo de conhecimento se constrói a partir de uma localidade e de uma cultura, não existem textos fora da cultura assim como não existe uma teoria que sobrevoa o seu objeto/sujeito de análise e reflete imparcialmente sobre ele. O conceito de poesia, como todos os conceitos de arte, está conectado, também, com um espaço-tempo específico. No presente trabalho, serão analisados poemas das autoras Cristiane Sobral, Jennyfer Nascimento e Lívia Natália, três escritoras negras que assumem e não disfarçam, por meio de seus enunciados, o espaço-tempo do qual seus jogos com a palavra poética provém. Destacar as autoras como produtoras de literatura negra (ALVES, 2010; CUTI, 2010; PEREIRA, 2010) em contraponto à literatura brasileira hegemonicamente branca (CUTI, 2011; ROMERO, 1886; ROMERO, 1953; DELCASTAGNÈ, 2005;) permitirá que sejam compreendidos dois processos. O primeiro confirma que a existência da literatura negra denuncia os problemas teóricos estabelecidos pela historiografia literária e pela teoria social sobre a população negra, que sempre reforçaram o racismo institucional anti-negros; o segundo processo confirma que é possível, e necessário, teorizar sobre a literatura negra a partir dos conhecimentos produzidos por negras e negros da diáspora e de África (FREITAS, 2016; GOMES, 2008; LUZ, 2000; THEODORO, 1996;. Através da análise dos poemas das três poetas, utilizando como aporte o feminismo negro (BAIRROS, 2014; hooks, 1995; KILOMBA, 2016; THEODORO, 2008), as reflexões literárias de autoria negra e os saberes de matriz-africana, demonstrar-se-á de que forma as poéticas jogam com esses saberes e os transformam em poesia.por
dc.description.abstractAll kinds of knowledge are constructed from a locality and a culture, it is impossible to build a text outside a culture as it is impossible for a theory to exist above it’s object/subject of analysis and to reflect impartially on it. The concept of poetry, like all art concepts, is also connected with a specific space-time. In the present work, we analyze the poems of the authors Cristiane Sobral, Jennyfer Nascimento and Lívia Natália, writers who assume and do not disguise, through their statements, the space-time from where their games with the poetic words are from. The task of highligtning these authors as producers of afro-brazilian literature (ALVES, 2010; CUTI, 2010; PEREIRA, 2010), in counterpoint to hegemonically white brazilian literature (CUTI, 2011; ROMERO, 1886; ROMERO, 1953; DELCASTAGNÈ, 2005;), will allow the understanding of two processes. The first one confirms that the existence of afro-brazilian literature denounces the theoretical problems established by literary historiography and by social theory about the black population, which have always reinforced anti-black institutional racism; the second process confirms that it is possible, and necessary, to theorize about afro-brazilian literature from the knowledge of black men and black women from diaspora and from Africa (FREITAS, 2016; GOMES, 2008; LUZ, 2000; THEODORO, 1996). Through the analysis of the poems of these three poets, using as foundation the theories of black feminism (BAIRROS, 2014, hooks, 1995, KILOMBA, 2016; THEODORO, 2008), of the literary reflections of black authorship and of the african matrix, it is possible to demonstrate how poetics play with these knowledges and transform it into poetry.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2018-05-07T12:27:20Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Matheus Menezes Marçal.pdf: 1116329 bytes, checksum: 4c18bd23289cfc5dd3bbed56c08b10d1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2018-05-15T16:39:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Matheus Menezes Marçal.pdf: 1116329 bytes, checksum: 4c18bd23289cfc5dd3bbed56c08b10d1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-15T16:42:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Matheus Menezes Marçal.pdf: 1116329 bytes, checksum: 4c18bd23289cfc5dd3bbed56c08b10d1 (MD5) Previous issue date: 2018-01-10eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/172011/DIS_MATHEUS_MENEZES_MARCAL_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectLiteratura Negrapor
dc.subjectMulheres Negraspor
dc.subjectSaberes de Matriz Africanapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleNos olhos de mulheres negras : estudo das poéticas de Cristiane Sobral, Jenyffer Nascimento e Lívia Natáliapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_MATHEUS_MENEZES_MARCAL_COMPLETO.pdfMATHEUS_MENEZES_MARCAL_DIS1.85 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.