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dc.creatorFlores, Michel Machado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9346135238987174por
dc.contributor.advisor1Barberena, Ricardo Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4713324061573064por
dc.date.accessioned2018-05-11T15:02:45Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8022-
dc.description.resumoEsta dissertação propõe uma leitura acerca de Opisanie świata, livro da escritora brasileira Veronica Stigger, recorrendo a teorias da arte e da literatura. Em sua primeira parte, trato do deslocamento de palavras e imagens oriundas de outras formas e fontes para o interior de uma narrativa ficcional. Nessa parte, o deslocamento é visto como uma operação de criação artística e literária, capaz de ultrapassar essas e outras barreiras. Para isso, me valho de textos da própria autora e de críticos que elucidam esse gesto nas obras de Marcel Duchamp, Kurt Schwitters e Veronica Stigger. Após, na segunda parte deste trabalho, recorro a uma história da narrativa, oriunda do pensamento de Walter Benjamin, para pensá-la a partir das diversas formas de narrar que são experimentadas por Stigger em sua prosa. Dessa forma, é possível notar que todos os deslocamentos observados nessa narrativa e as diferentes formas de narrar experimentadas pela escritora são vistas, na companhia de obras de outros narradores, como cacos reunidos em uma colagem. Por fim, o último capítulo apresenta uma conversa com a autora na qual busco informações que tratem do trabalho dela como um todo e que corroborem para a discussão apresentada nos capítulos anteriores.por
dc.description.abstractThis dissertation proposes a reading about Opisanie świata, a book by the Brazilian writer Veronica Stigger, using theories of art and literature. In its first part, I deal with the displacement of words and images from other forms and sources into the interior of a fictional narrative. In this part, the displacement is seen as an operation of artistic and literary creation, capable of overcoming these and other barriers. For this, I use texts of the author herself and critics that elucidate this gesture in the works of Marcel Duchamp, Kurt Schwitters and Veronica Stigger. Then, in the second part of this work, I turn to a story from the narrative, derived from the thought of Walter Benjamin, to think of it from the various forms of narration that are experimented by Stigger in her prose. In this way, it worthy nothing that all the displacements observed in this narrative and the different forms of narration experienced by the writer are seen, in the company of works by other narrators, as pieces assembled in a collage. Finally, the last chapter presents a conversation with the author in which I look for information that deals with her work as a whole and that corroborates the discussion presented in the previous chapters.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2018-05-02T18:39:27Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Michel M. Flores_Definitiva.pdf: 1308030 bytes, checksum: f7501df370aa6b8e51b35b076642bef5 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2018-05-11T14:47:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Michel M. Flores_Definitiva.pdf: 1308030 bytes, checksum: f7501df370aa6b8e51b35b076642bef5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-11T15:02:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Michel M. Flores_Definitiva.pdf: 1308030 bytes, checksum: f7501df370aa6b8e51b35b076642bef5 (MD5) Previous issue date: 2018-02-28eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/171912/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Michel%20M.%20Flores_Definitiva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura Brasileira Contemporâneapor
dc.subjectVeronica Stiggerpor
dc.subjectDeslocamentopor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectArtes Visuaispor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleEra preciso cola para unir os cacospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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Dissertação_Michel M. Flores_Definitiva.pdfMICHEL_MACHADO_FLORES_DIS1,28 MBAdobe PDFThumbnail

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