Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8013
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLiu, Luoyuan-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8844097439913928por
dc.contributor.advisor1Eggert, Edla-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8360909218928418por
dc.date.accessioned2018-05-09T17:33:56Z-
dc.date.issued2018-02-26-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8013-
dc.description.resumoEsta dissertação buscou analisar os processos formadores que estudantes do Rio Grande do Sul viveram ao participarem do Programa Ciência sem Fronteiras num país como a China. Com base nos dados coletados por meio de um questionário (vinte respostas) e de quatro entrevistas com estudantes do Rio Grande do Sul que realizaram o intercâmbio na China, a presente pesquisa analisou as experiências desses participantes gaúchos em suas estadas na China via Programa CsF e revelou certas correlações entre a mobilidade acadêmica com a formação da cidadania global para esses estudantes. As experiências foram diversas e com muitos descobrimentos sobre o país oriental e seu povo. O crescimento pessoal dos próprios participantes brasileiros foi um forte destaque encontrado nos relatos. Embora o CsF tenha sido criticado, de acordo com os relatos desses participantes entrevistados, a realização desse intercâmbio aprimorou a sua competência linguística, auxiliou o entendimento e respeito à diversidade e à diferença cultural. O conhecimento sobre o país destinatário, ampliou a visão do mundo, fortaleceu a independência e aumentou a autoconfiança para vencer seus medos. Desse modo, é possível afirmar que as experiências vivenciadas no exterior possibilitaram a formação da cidadania global desses estudantes.por
dc.description.abstractThis dissertation sought to analyze the global citizenship development process of students from Rio Grande do Sul who participated in the Science without Borders Program and chose China as destination for the exchange experience. Data analyzed for the study was collected via the distribution of a questionnaire to former Program participants, which elicited twenty responses, and through in-depth interviews conducted with four undergraduate students from Rio Grande do Sul. This study, in particular, sought to draw a correlation between academic mobility and the development of global citizenship. The experiences of the students were diverse: with participants detailing both insights gained about China and its people as a result of the Program, as well as a variety of personal developments. Whilst students identified some flaws with the Science without Borders Program, they emphasized a number of key practical benefits, including an improved proficiency in their chosen language and an enhanced understanding of their recipient country. Students also more generally noted a deepened understanding of and respect for cultural diversity and cultural differences, a broadened world view, and an elevated sense of independence and self-confidence. Above all, research revealed a strong correlation between the experience of academic mobility and the students’ development of global citizenship.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2018-04-23T13:46:04Z No. of bitstreams: 1 LUOYUAN LIU.pdf: 1070863 bytes, checksum: 900b36d460f21e4b58e50c22d975c2d2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2018-05-09T17:29:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUOYUAN LIU.pdf: 1070863 bytes, checksum: 900b36d460f21e4b58e50c22d975c2d2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-09T17:33:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUOYUAN LIU.pdf: 1070863 bytes, checksum: 900b36d460f21e4b58e50c22d975c2d2 (MD5) Previous issue date: 2018-02-26eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/171880/LUOYUAN%20%20%20%20%20%20%20%20%20LIU.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrograma Ciência sem Fronteiraspor
dc.subjectIntercâmbio Brasil-Chinapor
dc.subjectMobilidade Acadêmicapor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectCidadania Globalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleIntercâmbio universitário Brasil-China : trajetórias formadoras de estudantes do Rio Grande do Sul participantes do Programa Ciência sem Fronteiraspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUOYUAN LIU.pdfLUOYUAN_LIU_DIS1.05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.