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dc.creatorSilva, Roberta Salvador-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4460453T7por
dc.contributor.advisor1Arteche, Adriane Xavier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769989A9por
dc.date.accessioned2018-04-04T12:11:44Z-
dc.date.issued2018-03-05-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7919-
dc.description.resumoEsse trabalho buscou investigar traços callous-unemotional (insensibilidade-frieza) e possíveis mediadores em estágios precoces do desenvolvimento. Para isso, foi realizado um estudo longitudinal, com 457 crianças entre seis e sete anos de idade, com um seguimento de dois anos, resultando em dois estudos empíricos. O primeiro estudo teve como objetivo investigar o impacto de traços callous-unemotional (TCU) no reconhecimento de faces emocionais, com a utilização de tempo breve de duração dos estímulos, e o seu efeito em dois anos de seguimento. Os resultados evidenciaram que crianças com TCU apresentaram índices mais elevados de problemas de conduta e prejuízos no reconhecimento de medo no T2 e tristeza no T1 e T2, mais acentuados na duração do estímulo mais breve, e foram as únicas a não apresentar melhora na acurácia dessas emoções nos dois anos de seguimento. O segundo estudo objetivou investigar a associação entre traços callous-unemotional e empatia cognitiva como preditores da severidade de problemas de conduta ao longo do desenvolvimento. Foi identificado que crianças com TCU apresentaram prejuízo em empatia cognitiva e, por meio de regressões hierárquicas, constatou-se que atuam como preditores de problemas de condutas mais severos ao longo do desenvolvimento. Os resultados desse estudo podem contribuir para o desenvolvimento de intervenções precoces com foco no treinamento de reconhecimento emocional, objetivando maior efetividade do que os protocolos de tratamento atuais focados nas consequências comportamentais de TCU, ineficazes para essa população.por
dc.description.abstractThis thesis aimed to investigate callous-unemotional traits and possible mediators in the early stages of development. Thus, a longitudinal study was carried out, with 457 children between six and seven years old followed for two years. This longitudinal study resulted in two empirical studies. The first study aimed to investigate the impact of callous-unemotional traits (CU) in the emotional faces recognition using brief stimuli duration. The results showed that children with CU had higher rates of conduct problems and deficits in the recognition of fear in T2 and sadness in T1 and T2. The deficits were more accentuated with shorter stimulus duration. Moreover, CU group were the only one not to show improvement in the accuracy of these emotions during the follow-up. The second study aimed to investigate the association between callous-unemotional traits and cognitive empathy as predictors of the severity of conduct problems throughout development. It was identified that children with CU presented impairment in cognitive empathy. Furthermore, a hierarchical regression shows that cognitive empathy was a predictor of more severe behavioral problems throughout development. The results of this study may contribute to the development of an early intervention focused on the emotional recognition training, aiming for greater effectiveness than the current treatment protocols focused on the behavioral consequences, currently ineffective for CU traits.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Psicologia ([email protected]) on 2018-03-21T13:34:16Z No. of bitstreams: 1 TES_ROBERTA_SALVADOR_SILVA.pdf: 3149434 bytes, checksum: 1781883772024fdc82afcc50535c5e77 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Tatiana Lopes ([email protected]) on 2018-04-04T12:08:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TES_ROBERTA_SALVADOR_SILVA.pdf: 3149434 bytes, checksum: 1781883772024fdc82afcc50535c5e77 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-04T12:11:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_ROBERTA_SALVADOR_SILVA.pdf: 3149434 bytes, checksum: 1781883772024fdc82afcc50535c5e77 (MD5) Previous issue date: 2018-03-05eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/171342/TES_ROBERTA_SALVADOR_SILVA_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/187059/TES_ROBERTA_SALVADOR_SILVA_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Ciências da Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExpressões Faciaispor
dc.subjectEmpatiapor
dc.subjectPsicopatiapor
dc.subjectProblemas de Comportamentopor
dc.subjectLongitudinalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleMediadores cognitivos e emocionais de problemas de conduta e traços Callous-unemotional no desenvolvimento infantilpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao04/04/2023por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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