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dc.creatorKapelinski, Carison-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0045571128491702por
dc.contributor.advisor1Hammes, Érico João-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3466436438614121por
dc.date.accessioned2018-02-07T12:04:21Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7844-
dc.description.resumoCom o título A Ressurreição e o estado intermediário segundo Juan Luis Ruiz de La Peña: aspectos bíblicos, antropológicos e escatológicos, o trabalho versa sobre a temática da ressurreição e seu contexto principalmente na visão cristã católica. Este é desenvolvido desde o Antigo Testamento, com citações próprias e a visão do tempo no pensamento bíblico. O principal é que em toda Bíblia não há uma visão dualista de corpo e da alma, tanto o Antigo como o Novo Testamento apresentam uma visão unitária do ser humano. No sentido antropológico da ressurreição, pode dizer-se que o ser humano é composto de corpo e alma, os dois não se contradizem ou apresentam um dualismo. O corpo apresenta como principais características: o ser mortal; o ser-no-tempo e o ser-no-mundo. A alma apresenta como principais características: o ser mundano que transcende o mundo; ser temporal que transcende o tempo e o ser mortal que transcende a morte. O corpo e alma apresentam uma união substancial em que são equilibrados e igualmente importantes para a salvação da humanidade. Na escatologia descrevemos que Jesus Cristo é a causa eficiente da nossa ressurreição e como membros do corpo de Cristo, ressuscitaremos com ele. Ele é a causa e o exemplo da nossa ressurreição, pois ressuscitou com o corpo e a alma. Segundo a visão do nosso autor, Juan Luiz Ruiz de La Peña, a ressurreição ocorre na hora da morte. Não existe para ele o estado intermediário, um hiato de tempo entre a morte e a Parusia, onde espera-se a segunda vinda de Jesus Cristo. Esta tese é defendida principalmente pela união substancial entre corpo e alma, não tendo como separar os dois na hora da morte e na ressurreição. Esta é a tese principal que rechaça o estado intermediário, exaustivamente destacada nesta dissertação.por
dc.description.abstractCon il titolo La Risurrezione e lo stato intermediario secondo Juan Luis Ruiz de La Peña: aspetti biblici, antropologici e scatologici, il lavoro si aggira sulla tematica della risurrezione e nel suo contesto principalmente nella visione cristiano cattolica. Questo è svolto fino dall’Antico Testamento, con citazioni proprie e la visione del tempo nel pensiero biblico. Il principale è che in tutta la Bibbia non abbiamo una visione dualista del corpo e dell’anima, tanto l’Antico come il nuovo Testamento presentano una visione unitaria dell’uomo. Nel senso antropologico della risurrezione, possiamo dire che l’essere umano è composto di corpo e anima, i due non si contraddicono o presentano un dualismo. Il corpo presenta come principali caratteristiche: l’essere mortale; l’essere-nel-tempo e l’essere nel mondo. L’anima presenta come principali caratteristiche: l’essere mondano che trascende il mondo; l’essere temporale che trascende il tempo e l’essere mortale che trascende la morte. Il corpo e l’anima presentano una unione sostanziale nella quale sono equilibrati e ugualmente importanti per la salvezza dell’umanità. Nella scatologia descriviamo che Gesù Cristo è la causa efficiente della nostra risurrezione e come membri del corpo di Cristo, risorgeremo con Lui. Lui è la causa e l’esempio della nostra risurrezione, poi risorse con il corpo e l’anima. Secondo la visione del nostro autore, Juan Luiz de La Peña, la risurrezione si verifica nell’ora della morte. Per Lui non esiste lo stato intermediario, una pausa di tempo fra la morte e la Parusia, dove aspetteremo la seconda venuta di Gesù Cristo. Questa tesi è difesa principalmente dall’unione sostanziale fra corpo e anima, non mi è possibile separare i due nell’ora della morte e della risurrezione. Questa è la tesi principale che respinge lo stato intermediario, esaurientemente sottolineato nella dissertazione.ita
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Teologia ([email protected]) on 2018-02-05T20:37:20Z No. of bitstreams: 1 Carison_Kapelinski_Dis.pdf: 854758 bytes, checksum: cab68799c670a035c03cd4ff826a9618 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2018-02-07T11:59:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Carison_Kapelinski_Dis.pdf: 854758 bytes, checksum: cab68799c670a035c03cd4ff826a9618 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-07T12:04:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carison_Kapelinski_Dis.pdf: 854758 bytes, checksum: cab68799c670a035c03cd4ff826a9618 (MD5) Previous issue date: 2017-12-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/170867/Carison_Kapelinski_Dis.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRuiz de La Peñapor
dc.subjectRessurreiçãopor
dc.subjectEstado Intermediáriopor
dc.subjectAntropologiapor
dc.subjectEscatologiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleA ressurreição e o estado intermediário segundo Juan Luis Ruiz de La Peña : aspectos bíblicos, antropológicos e escatológicospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
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