Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7833
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | “A mentira do ângulo mais verdadeiro” : a crise da intelectualidade artística brasileira representada no filme Brasil ano 2000 (1968), de Walter Lima Júnior |
Autor: | Mello, Raphael Martins de |
Primeiro orientador: | Monteiro, Charles |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar a representação do intelectual brasileiro contida no longa Brasil ano 2000 (1968), de Walter Lima Júnior. Ligado, sobretudo, às produções O desafio (Paulo César Saraceni, 1965) e Terra em transe (Glauber Rocha, 1967), Brasil ano 2000 (1968) foi a resposta elaborada por Walter Lima Júnior para denunciar o golpe de abril de 1964 e a mudança política que dele decorreu – um contexto que serviu de élan para todo um processo de elaboração artística, sobre esse episódio simbólico e complexo. De fato, Brasil ano 2000 (1968) se posicionou contra o regime, mas também contra as formas mais convencionais de ativismo político da época, então ligadas ao nacional-popular. Entre os questionamentos, a auto-representação feita por seus interlocutores – os intelectuais de matriz nacionalista – frente aos rumos da história, e dos papeis que deveriam ocupar durante o processo. |
Abstract: | The objective is this work is to analyze the Brazilian intellectual representation in the movie Brasil ano 2000 (1968), by Walter Lima Júnior. Connected mainly to the works O desafio (Paulo César, 1965) and Terra em transe (Glauber Rocha, 1967), Brasil ano 2000 (1968) was the answer elaborated by Walter Lima Júnior to denounce April 1964s cue and the political change that came from it – a context that worked as élan to a whole process of artistic elaboration about this symbolic and complex episode. As a matter of fact, Brasil another 2000 took a stand not only against the regime, but also against all more conventional forms of the time's political activism, connect, then, to the national-popular movement. Among the questions, the self-representation made by it’s interlocutors – the intellectuals of a nationalist matrix – facing History's path and the roles they should occupy during the process. |
Palavras-chave: | Cinema Cinema-Novo Nacional-Popular Intelectual Brasil ano 2000 (1968) |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Escola de Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Restrição de acesso: | Trabalho não apresenta restrição para publicação |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7833 |
Data de defesa: | 28-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAPHAEL MARTINS MELLO.pdf | RAPHAEL_MARTINS_MELLO_DIS | 2,72 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.