Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Carla Melo da-
dc.contributor.advisor1Ramos, Maurivan Guntzel-
dc.date.accessioned2017-12-19T12:30:36Z-
dc.date.issued2017-03-14-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7774-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é analisar narrativas de professores de Ciências Naturais, de Educação Básica, sobre pesquisa em sala de aula. Para isso, foram analisadas as narrativas de 27 professores, que foram matriculados em um programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática de uma Universidade Comunitária do Sul do Brasil. Esses participantes narraram situações nas quais eles experimentaram a pesquisa na sala de aula, como professor ou como aluno. Para análise, as narrativas foram transformadas em mônadas, seguindo a proposta de Walter Benjamin. Para a composição das mônadas, utilizou-se a Lógica de Labov para evitar a variabilidade narrativa. As mônadas com conteúdo similar foram reunidas, constituindo as amálgamas das mônadas. Nesses grupos foram identificadas as percepções dos professores sobre a pesquisa na sala de aula, a partir do seguinte questão de pesquisa: De que modo as percepções dos professores de Ciências da Natureza da Educação Básica sobre pesquisa em sala de aula estão presentes em suas narrativas? A investigação mostrou que os participantes consideram a pesquisa em sala de aula relevante. Eles afirmam que é um modo de potencializar as relações entre os sujeitos da aprendizagem e de possibilitar a construção da autonomia e a formação crítica. Apontam vários fatores positivos, quando a comparam com as práticas tradicionais de ensino. Entretanto, afirmam que é uma prática pouco utilizada nas salas de aula. Mencionam que a formação docente não qualifica para o uso da pesquisa em sala de aula nas escolas. Por isso, a pesquisa como princípio pedagógico e como método de ensino e aprendizagem necessita ser estudada, na teoria e na prática nos cursos de formação de professores. Isso pode oportunizar ao professor em formação ver-se como pesquisador e reconheça a relevância da pesquisa para a aprendizagem.por
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to analyze narratives of teachers of Natural Sciences, of Basic Education, about research in the classroom. For this, was analyzed the narratives of 27 teachers, who were enrolled in a postgraduate program in Education in Science and Mathematics of a Communitary University from the South of Brazil. These participants narrated situations in which they experienced the research in the classroom, as a teacher or as a student. For analysis, the narratives were transformed in monads, following propose by Walter Benjamin. For the monads composition, it was used Labov’s Logic to avoid narratives variability. The monads with similar contents were gathered, constituting the amalgams of monads. In these groups, the teachers' perceptions about the research in the classroom were identified, based on the following investigation question.: How the perceptions of Nature Science teachers’ of the Basic Education about research in classroom are presents in your narratives? Research has shown that participants consider relevant classroom research. They affirm that it is a way of enhancing relations between the subjects of learning and of making autonomy and critical formation possible. They point to several positive factors when compared to traditional teaching practices. However, they say that it is a little used practice in classrooms. They mention that teacher education does not qualify for the use of classroom research in schools. Therefore, research as a pedagogical principle and as a method of teaching and learning needs to be studied in theory and practice in teacher training courses. This may allow the teacher in training to see himself as a researcher and recognize the relevance of research to learning.por
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2017-12-12T17:49:13Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO CARLA MELO DA SILVA-final-biblioteca.pdf: 1317069 bytes, checksum: 68e717da1064cd744e41e0d5de0b09e0 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-12-19T12:27:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO CARLA MELO DA SILVA-final-biblioteca.pdf: 1317069 bytes, checksum: 68e717da1064cd744e41e0d5de0b09e0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T12:30:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO CARLA MELO DA SILVA-final-biblioteca.pdf: 1317069 bytes, checksum: 68e717da1064cd744e41e0d5de0b09e0 (MD5) Previous issue date: 2017-03-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/170503/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20CARLA%20MELO%20DA%20SILVA-final-biblioteca.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPesquisa em Sala de Aulapor
dc.subjectEnsino e Aprendizagempor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectAnálise Narrativapor
dc.subjectMônadaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePercepções de professores de ciências da natureza da educação básica sobre a pesquisa em sala de aula presentes em narrativaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO CARLA MELO DA SILVA-final-biblioteca.pdfCARLA_MELO_DA_SILVA_DIS1,29 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.