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Tipo do documento: Tese
Título: 400 dias : subjetivações, assujeitamentos e devaneios ontológicos de um professor na escola pública
Autor: Barcellos, Guy Barros 
Primeiro orientador: Harres, João Batista Siqueira
Resumo: Esta tese trata da expressão poética e literária, entremeada por reflexões filosóficas e pedagógicas, sobre os processos de assujeitamento e as subjetivações de um professor na escola pública durante dois anos letivos de experiência como docente de Seminários Integrados e Projetos. No texto, influenciado por filósofos como Giordano Bruno, Bachelard, Cioran, Feyerabend e Nietzsche e poetas como Dante Alighieri, Tristan Tzara, Fernando Pessoa e Judith Cortesão, são elaboradas construções textuais em verso, prosa poética e aquarela. São expressos os tensionamentos sofridos pelo autor, que também foi o sujeito da pesquisa, no decurso da vivência que causou profundas modificações no seu ser/fazer docente e redefinições epistemológicas. É um texto sagrado ao devaneio, veículo da significação de elementos da memória como objeto de estudo para alargamentos poéticos e literários sobre o ensino em uma perspectiva pluralista e transgressora. Os contrastes de claro e escuro permitem dimensionar o relevo e descrever a topologia dos (des)caminhos de um professor que, entre ciência e arte, escolhe ambas. Trata-se de um texto noturno, porém capaz de lançar luz sobre nós górdios da Educação através da lucidez que somente a loucura é capaz de forjar.
Abstract: Cette thèse traite de l'expression poétique et littéraire, entrecoupé de réflexions philosophiques et pédagogiques sur les processus de sujétion et de subjectivité d'un professeur dans l'école publique pendant deux années scolaires d'expérience dans l'enseignement des projets et recherche scolaire. Dans le texte, influencé par des philosophes comme Giordano Bruno, Bachelard, Cioran, Feyerabend et Nietzsche et poètes tels que Dante Alighieri, Tristan Tzara, Fernando Pessoa et Judith Cortesão, ils sont préparés des constructions textuelles en vers, prose poétique et aquarelle. Les tensions subies par l'auteur sont exprimés, qui a également été l'objet de recherches dans le cadre de l'expérience qui a provoqué de profonds changements dans son être / faire l'enseignement et reconstructions épistémologiques. Il est un texte sacré à la rêverie, véhicule des éléments de mémoire comme un objet d'étude pour les élargissements littéraires et poétiques sur l'enseignement dans une perspective pluraliste et transgressée. Les contrastes de lumière et d’obscurité permettent de décrire la topologie e la direction d'un enseignant qui, entre la science et l'art, choisit les deux. Il est un texte sombre, mais capable de faire la lumière sur des noeuds gordiens de l’éducation par la clarté que seule la folie est en mesure de forger.
Palavras-chave: Educação em Ciências
Subjetivações Docentes
Assujeitamentos Escolares
Inovação Didática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Física
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7715
Data de defesa: 27-Mar-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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