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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7681
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Cruz, Marcelo Maldonado | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8493550U8 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Luiz Antonio de Assis Brasil e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783336Y5 | por |
dc.date.accessioned | 2017-10-09T11:57:48Z | - |
dc.date.issued | 2017-10-04 | - |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7681 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta o resultado final do processo de criação de um roteiro cinematográfico intitulado Dama em cetim. Nele, acompanha-se o amadurecimento do jovem Marcos, que se depara a um só tempo com a experiência do amor, as questões ligadas à própria identidade no confronto com um conturbado histórico familiar e o medo da morte. O trabalho também apresenta, num ensaio teórico, algumas considerações acerca do processo de concepção criativa no percurso que decorreu da gênese da ideia até a elaboração do roteiro. A construção de um roteiro cinematográfico atravessa fases sucessivas, distintas e complementares. Do tema ou da ideia original, parte-se para uma definição mais detalhada acerca da trama e das personagens que a compõem. A figura do protagonista, aquela que será a portadora do conflito principal capaz de mover adiante a trama, ganha contornos mais distintos e níveis mais complexos de caracterização, adquirindo profundidade psicológica. Em virtude disso, toda a rede de relações pessoais em torno dessa personagem sofre os efeitos desse processo e as demais personagens igualmente ganham relevo e significação. Cada uma delas assume sua própria motivação, seus próprios conflitos e uma história pregressa cujo entrelaçamento será o veículo para a cadeia de eventos da trama. Em Dama em cetim, Marcos comporta-se como núcleo a partir do qual todas as conjecturas e hipóteses levantadas, representadas por um conjunto de conceitos norteadores como “lei do conflito”, “princípio da progressão”, “forças do antagonismo”, entre outros, fornecem dados para a construção do sentido da história, de seus desdobramentos e da sequência de eventos que resulta na trama em si. | por |
dc.description.abstract | Esta disertación presenta el resultado final del proceso de creación de un guión cinematográfico titulado Dama em cetim. En él, se acompaña el proceso de maduración del joven Marcos, que se encuentra al mismo tiempo con la experiencia del amor, las cuestiones ligadas a su propia identidad al enfrentar un perturbador historial familiar, y el miedo a la muerte. El trabajo también presenta, en un ensayo teórico, algunas consideraciones acerca del proceso de concepción creativa en el trayecto que llevó de la génesis de la idea hasta la elaboración del guión. La construcción de un guión cinematográfico atraviesa fases sucesivas, distintas y complementarias. Del tema o de la idea original, se parte para una definición más detallada acerca de la trama y de los personajes que la componen. La figura del protagonista, aquella que será portadora del conflicto principal capaz de mover hacia adelante la trama, gana contornos más distintos y niveles más complejos de caracterización, adquiriendo profundidad psicológica. En virtud de eso, toda la red de relaciones personales alrededor de este personaje sufre los efectos de ese proceso y los demás personajes igualmente ganan relevancia y significación. Cada una de ellos asume su propia motivación, sus propios conflictos y una historia previa cuyo entrelazamiento será el vínculo para la cadena de eventos de la trama. En Dama em cetim, Marcos se comporta como el núcleo a partir del cual todas las conjeturas e hipótesis levantadas, representadas por un conjunto de conceptos orientadores como “ley del conflicto”, “principio de progresión”, “fuerzas de antagonismo”, entre otros, proveen datos para la construcción del sentido de la historia, de sus desdoblamientos y de la secuencia de eventos que resulta en la trama en sí. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-10-09T11:57:47Z No. of bitstreams: 1 DIS_MARCELO_MALDONADO_CRUZ_COMPLETO.pdf: 5596810 bytes, checksum: f4d0a76ed6ad783c6762880178747ab7 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-09T11:57:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_MARCELO_MALDONADO_CRUZ_COMPLETO.pdf: 5596810 bytes, checksum: f4d0a76ed6ad783c6762880178747ab7 (MD5) Previous issue date: 2017-10-04 | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/170024/DIS_MARCELO_MALDONADO_CRUZ_COMPLETO.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/170445/DIS_MARCELO_MALDONADO_CRUZ_PARCIAL.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Escola de Humanidades | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Roteiro Cinematográfico | por |
dc.subject | Escrita Criativa | por |
dc.subject | Processo Criativo | por |
dc.subject | Documentos de Processo | por |
dc.subject | Crítica Genética | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Dama em cetim : da ideia ao roteiro | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DIS_MARCELO_MALDONADO_CRUZ_PARCIAL.pdf | MARCELO_MALDONADO_CRUZ_DIS | 4,65 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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