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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/766
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Bomtempo, Flávia Rosa | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4425041Y1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Werlang, Blanca Susana Guevara | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792671D2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:21:57Z | - |
dc.date.available | 2011-09-29 | - |
dc.date.issued | 2011-08-25 | - |
dc.identifier.citation | BOMTEMPO, Flávia Rosa. Respostas ao teste dos contos de fadas em crianças com e sem problemas de aprendizagem. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/766 | - |
dc.description.resumo | Os problemas de aprendizagem são dificuldades que estão em pauta nas salas de aula e nos estudos científicos. Assim sendo, o objetivo foi o de compreender aspectos psíquicos em crianças com problemas em termos de aquisição e manutenção do processo da leitura, escrita e cálculos matemáticos. O presente estudo foi elaborado em duas seções: uma teórica e uma empírica. A seção teórica aborda aspectos da literatura sobre o processo de aprendizagem em leitura e escrita, desde o significado que o aprender adquiriu para a formação da sociedade, até as dificuldades que aparecem no processo. Destaca-se o aporte de autores que abordam o tema, considerando fatores orgânicos, emocionais e sociofamiliares. Também, de pensadores psicanalíticos para descrever o momento do desenvolvimento psicossexual de crianças a partir dos seis anos, período que coincide com o início da alfabetização. A seção empírica retrata um estudo quantitativo do tipo transversal, operacionalizado a partir da administração da Ficha de Dados Pessoais e Sociodemográficos, do Teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, Inventário de Comportamento da Infância e Adolescência (CBCL) e do Teste dos Contos de Fadas (TCF) em uma amostra de 64 crianças, com idade entre 6 e 11 anos. A amostra foi localizada, por conveniência, em escolas públicas e privadas da cidade de Goiânia (GO) e Região Metropolitana e foi dividida em dois grupos: um composto por 32 crianças com Problemas de Aprendizagem (G1), e outro, também com 32 crianças, sem Problemas de Aprendizagem (G2). O TCF foi utilizado para identificar semelhanças e diferenças nas respostas das crianças, relacionadas às 30 variáveis do Sistema de Categorização de Respostas. Os dados obtidos na Ficha de Dados Pessoais e Sociodemográficos, no Teste Raven e no CBCL foram analisados utilizando-se técnicas de estatística descritiva. Para a comparação entre grupos foi utilizado o Teste Exato de Fisher. Os resultados apontam, com significância estatística, para as seguintes variáveis do Sistema de Caracterização de Respostas do TCF: Necessidade de Afiliação, Preocupação Sexual, Respostas Bizarras, Agressão Oral, Agressão Impulsiva, Ambivalência/Incerteza, Autoestima, Moralidade, Medo de Agressão, Ansiedade/Doença, Ansiedade/Autoimagem, Ansiedade/Morte, Ansiedade/Privação e Relação com a Mãe. As crianças do G1 (com problemas de aprendizagem), demonstram (mais que as do G2) uma autoimagem e autoestima negativas, com necessidades de etapas anteriores, vivenciando sentimentos de incompetência e de perda de coisas ou afetos, e percebem a figura materna rejeitadora e punitiva. Nas respostas das crianças do G2 também foi possível identificar variáveis que denotam temor frente a perigos ou ameaças, ações e agressões primitivas, falta de confiança e medo de punição e culpa. Tais aspectos podem estar vinculados a conflitos inconscientes e, embora estas crianças não apresentem problemas de aprendizagem, não significa que não demonstrem algum tipo de mobilização afetiva | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 433740.pdf: 1015751 bytes, checksum: 922f16d1581d5b0920484e2156b38530 (MD5) Previous issue date: 2011-08-25 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7212/433740.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PSICOLOGIA | por |
dc.subject | PSICOLOGIA INFANTIL | por |
dc.subject | TESTES PSICOLÓGICOS | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM - DIFICULDADES | por |
dc.subject | CONTOS DE FADA - ASPECTOS PSICOLÓGICOS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.title | Respostas ao teste dos contos de fadas em crianças com e sem problemas de aprendizagem | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
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433740.pdf | Texto Completo | 991.94 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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