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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/759
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Julio, Ana Luiza dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756537Y1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Strey, Marlene Neves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788516Y7 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:21:54Z | - |
dc.date.available | 2011-05-24 | - |
dc.date.issued | 2011-03-04 | - |
dc.identifier.citation | JULIO, Ana Luiza dos Santos. Negros e negras no ensino superior privado : um estudo sobre raça e gênero. 2011. 2 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/759 | - |
dc.description.resumo | Trata-se do estudo sobre o acompanhamento da trajetória acadêmica de negros e negras em uma instituição de ensino superior privado (IES), em Porto Alegre que, a partir de uma ação afirmativa, obtêm bolsas de estudo que garantem, administrativamente a permanência na instituição desses bolsistas. O Programa iniciou-se no ano de 2004 contemplando 282 bolsistas, e sua continuidade vai até o último bolsista formar-se. Esse Programa contou com o apoio para a seleção e acompanhamento desses estudantes, da ONG CECUNE, que responsabilizou-se não apenas em selecioná-los, como criar cursos para o fortalecimento e reconstrução da identidade racial desses bolsistas. Apresentamos este estudo dividido em três capítulos: no primeiro abordamos conceitos de raça e de gênero, por termos considerados a importância desses dois vieses ao nos aproximarmos do campo de estudo propriamente, onde averiguamos a presença maior de mulheres negras em busca desta oportunidade de formação, do que homens. Portanto há aí uma questão de gênero, a qual procuramos entender à luz também dos estudos do IPEA (2008) que apontam para as condições de desigualdade pautadas pelos indicadores raça e gênero. No segundo capítulo nos detivemos a avaliar os dados obtidos no curso de Reconstrução de Identidade Racial, ministrado pelo CECUNE para esse grupo de bolsistas negros e negras da IES em questão. No terceiro capítulo analisamos entrevistas com alguns desses estudantes e com pessoas da direção da IES e do CECUNE que foram os responsáveis pela implantação deste Programa. Com essas pessoas procuramos entender o que foi o programa, e qual a repercussão deste no que se refere ao efeito da busca de equidade racial através de um programa de inclusão social pela educação superior. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431095.pdf: 2818657 bytes, checksum: a2ba3d9ed02088f2a7aef1e4b068a816 (MD5) Previous issue date: 2011-03-04 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7320/431095.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PSICOLOGIA SOCIAL | por |
dc.subject | NEGROS - BRASIL | por |
dc.subject | DESIGUALDADE SOCIAL | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.title | Negros e negras no ensino superior privado : um estudo sobre raça e gênero | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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431095.pdf | Texto Completo | 2,75 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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