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dc.creatorJulio, Ana Luiza dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756537Y1por
dc.contributor.advisor1Strey, Marlene Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788516Y7por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:54Z-
dc.date.available2011-05-24-
dc.date.issued2011-03-04-
dc.identifier.citationJULIO, Ana Luiza dos Santos. Negros e negras no ensino superior privado : um estudo sobre raça e gênero. 2011. 2 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/759-
dc.description.resumoTrata-se do estudo sobre o acompanhamento da trajetória acadêmica de negros e negras em uma instituição de ensino superior privado (IES), em Porto Alegre que, a partir de uma ação afirmativa, obtêm bolsas de estudo que garantem, administrativamente a permanência na instituição desses bolsistas. O Programa iniciou-se no ano de 2004 contemplando 282 bolsistas, e sua continuidade vai até o último bolsista formar-se. Esse Programa contou com o apoio para a seleção e acompanhamento desses estudantes, da ONG CECUNE, que responsabilizou-se não apenas em selecioná-los, como criar cursos para o fortalecimento e reconstrução da identidade racial desses bolsistas. Apresentamos este estudo dividido em três capítulos: no primeiro abordamos conceitos de raça e de gênero, por termos considerados a importância desses dois vieses ao nos aproximarmos do campo de estudo propriamente, onde averiguamos a presença maior de mulheres negras em busca desta oportunidade de formação, do que homens. Portanto há aí uma questão de gênero, a qual procuramos entender à luz também dos estudos do IPEA (2008) que apontam para as condições de desigualdade pautadas pelos indicadores raça e gênero. No segundo capítulo nos detivemos a avaliar os dados obtidos no curso de Reconstrução de Identidade Racial, ministrado pelo CECUNE para esse grupo de bolsistas negros e negras da IES em questão. No terceiro capítulo analisamos entrevistas com alguns desses estudantes e com pessoas da direção da IES e do CECUNE que foram os responsáveis pela implantação deste Programa. Com essas pessoas procuramos entender o que foi o programa, e qual a repercussão deste no que se refere ao efeito da busca de equidade racial através de um programa de inclusão social pela educação superior.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431095.pdf: 2818657 bytes, checksum: a2ba3d9ed02088f2a7aef1e4b068a816 (MD5) Previous issue date: 2011-03-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7320/431095.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA SOCIALpor
dc.subjectNEGROS - BRASILpor
dc.subjectDESIGUALDADE SOCIALpor
dc.subjectENSINO SUPERIORpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleNegros e negras no ensino superior privado : um estudo sobre raça e gêneropor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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