Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7587
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKolling, Daniel-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4408103D9por
dc.contributor.advisor1Rocha Filho, João Bernardes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3por
dc.date.accessioned2017-07-24T20:06:11Z-
dc.date.issued2017-03-29-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7587-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi: avaliar como a Transdisciplinaridade se manifesta nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância. Esta investigação foi realizada em uma instituição privada de Ensino Superior, em Porto Alegre, com uma turma de acadêmicos do último semestre da Licenciatura em Pedagogia, matriculados na disciplina “Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências”. Para a realização deste estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados feita por meio de questionário aplicado no Google Formulários e produção de materiais produzidos pelos pesquisados, amparado por uma revisão bibliográfica. O método de análise utilizado foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados obtidos apontam que é possível ocorrer a manifestação da Transdisciplinaridade na Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, a partir das atitudes dos professores.por
dc.description.abstractThe present dissertation aims to present the results of a research whose objective was to Evaluate how and to what extent transdisciplinarity manifests itself in the courses of Licenciatura in Pedagogy, in the distance modality. This research was carried out in a private institution of Higher Education, in Porto Alegre, with a group of scholars of the last semester of the Degree in Pedagogy, enrolled in the discipline Methodology and Practice of Teaching Mathematics and Sciences. For the accomplishment of this study was carried out a qualitative research, with data collection done through questionnaire applied in Google Forms and production of materials produced by the researched, supported by a bibliographical review. The method of analysis used was Discursive Textual Analysis (DTA). The results obtained indicate that transdisciplinarity can occur in the Degree in Pedagogy, in the distance modality, based on the teachers' attitudes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-07-24T20:06:11Z No. of bitstreams: 1 DIS_DANIEL_KOLLING_COMPLETO.pdf: 939501 bytes, checksum: 8d4ffce0e7655d07917705ee568ea295 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-24T20:06:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_DANIEL_KOLLING_COMPLETO.pdf: 939501 bytes, checksum: 8d4ffce0e7655d07917705ee568ea295 (MD5) Previous issue date: 2017-03-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/169536/DIS_DANIEL_KOLLING_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransdisciplinaridadepor
dc.subjectEaDpor
dc.subjectAtitudes dos professorespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleComo a transdisciplinaridade se manifesta no ensino de ciências e matemática, na licenciatura em pedagogia EADpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_DANIEL_KOLLING_COMPLETO.pdfTexto Completo917.48 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.