Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7555
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Alvori Vidal-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4337924D6por
dc.contributor.advisor1Rocha Filho, João Bernardes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3por
dc.date.accessioned2017-06-30T18:51:24Z-
dc.date.issued2017-03-21-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7555-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi o de avaliar as contribuições da utilização de uma WebQuest na disciplina de Física no Ensino Médio, no contexto do educar pela pesquisa. Essa investigação foi realizada em um instituto estadual de educação do sul do Brasil, com uma turma de estudantes da 3ª série do ensino médio. Para a realização deste estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados feita por meio de questionário, diário de campo e produção de materiais produzidos pelos pesquisados, amparado por uma revisão bibliográfica. O método de análise utilizado foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados obtidos apontam para um aumento da motivação dos estudantes em aprender Física, resultado do interesse despertado pela realização da WebQuest produzida a partir da realidade desses alunos. Apontam, ainda, para a relação da disposição do layout da WebQuest como organizador do pensamento investigativo, gerador de aspectos relacionados com o educar pela pesquisa, com o pensamento reconstrutivo sendo estimulado por essa metodologia, bem como do aumento da cooperação e da construção do conhecimento pelos investigados.por
dc.description.abstractThe present dissertation aims to present the results of a research whose objective was to evaluate the contributions of the use of the WebQuest in the discipline of Physics in High School, in the context of educating by the research. This was done at a state education institute in the south of Brazil, with a group of high school students. For the accomplishment of this study a qualitative research was carried out, with data collection through questionnaire, field diary and production of materials carried out by the researched ones, supported by a bibliographical review. The method of analysis used was Discursive Textual Analysis (DTA). The results obtained point to an increase in students' motivation to learn Physics as a result of the interest aroused by the achievement of WebQuest produced from the reality of these students. It also points out the relationship between the layout of WebQuest as an organizer of research thinking, which generates aspects related to research education, with the reconstructive thinking being stimulated by this methodology, as well as the increase of cooperation and knowledge construction by the researched ones.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-06-30T18:51:24Z No. of bitstreams: 1 DIS_ALVORI_VIDAL_RODRIGUES_COMPLETO.pdf: 2595546 bytes, checksum: 5a166a02c9f1aac5519b24280e7d6684 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-30T18:51:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_ALVORI_VIDAL_RODRIGUES_COMPLETO.pdf: 2595546 bytes, checksum: 5a166a02c9f1aac5519b24280e7d6684 (MD5) Previous issue date: 2017-03-21eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/169365/DIS_ALVORI_VIDAL_RODRIGUES_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectWebQuestpor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectEducação pela Pesquisapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO uso da WebQuest no ensino de física em uma turma do ensino médio, no contexto da educação pela pesquisapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_ALVORI_VIDAL_RODRIGUES_COMPLETO.pdfTexto Completo2.53 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.