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dc.creatorSpecht, Cristiano Centeno-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4814447H6por
dc.contributor.advisor1Ramos, Maurivan Güntzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3por
dc.date.accessioned2017-06-30T18:25:05Z-
dc.date.issued2017-01-18-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7528-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta os resultados de uma investigação realizada sobre as perguntas de professores e estudantes presentes em aulas de Química. Buscou responder à seguinte questão de pesquisa: De que modo as perguntas são valorizadas por professores e a que condutas docentes elas levam em aulas de Química em escolas de uma cidade interior do Rio Grande do Sul? Para a investigação, foram coletadas 1.178 perguntas obtidas da observação de 40 aulas de Química, de quatro professores e 455 estudantes, em 18 turmas de ensino médio de escolas públicas e privadas da região da Costa Doce do Estado do Rio Grande do Sul. As perguntas foram analisadas sob o enfoque de sua demanda e de seu perfil, tendo sido classificadas e analisadas de acordo com Roca, Márquez e Sanmartí (2013). Ainda foram classificadas as perguntas conforme o conteúdo na perspectiva de Coll et al (1998). A conduta dos professores diante as perguntas nas aulas de química foram tratadas por meio da Análise Textual Discusiva – ATD, emergindo cinco categorias de análise. Também foram analisadas as perguntas na perspectiva da gestão da sala de aula, emergindo nove categorias que foram analisadas. Foram também realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores participantes da pesquisa, sendo, neste caso, produzidas categorias “a priori”. Os resultados das entrevistas reforçam o resultado das outras análises, que permite observar que a maioria das perguntas provém dos professores, o que remete a um ensino transmissivo e reprodutivo, muito comum nos livros didáticos. Possibilita concluir também que as perguntas de estudantes e professores são, em sua maioria, de perfil informativo, pois é muito pequeno o número de perguntas manifestas nas aulas observadas com potencial para investigação, o que caracteriza um modelo didático em que prevalece a transmissão do conhecimento aos estudantes.por
dc.description.abstractThis research seeks to answer the following research question. How are questions asked and what are the consequences for learning the questions asked by four teachers and 455 high school students during chemistry classes in schools in an inner city of Rio Grande do Sul? During the research, 1,178 questions were annotated in 18 high school classes of public and private schools in the sweet coast of the state of Rio Grande do Sul. After observations made in 40 chemistry classes. The questions were analyzed under the focus of their demand and their profile, having been classified and analyzed according to Roca, Márquez and Sanmartí (2013). The questions were classified according to the content Coll et al. (1998). The conduct of the teachers in front of the questions in the chemistry classes were treated through the Textual Analysis Discusive - ATD emerging five categories of analysis. We also analyzed the questions according to the management of the classroom emerging nine categories that were analyzed according to the ATD. The semi-structured interviews with the investigated teachers were established "a priori" categories that were also analyzed by the ATD. The results of the interviews reinforce the results of the other analyzes. The result of the analysis of the collected information can be perceived that these questions are, for the most part, informative profile. Besides the questions asked in the majority by the teachers, it is intended to lead the reproduction of the disciplinary content endorsed in the textbooks. There are few questions asked in chemistry classes to provide an investigation. Therefore the didactic model of the investigated teachers that prevails in this research is to transmit the knowledge to the students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-06-30T18:25:05Z No. of bitstreams: 1 DIS_CRISTIANO_CENTENO_SPECHT_COMPLETO.pdf: 1860927 bytes, checksum: 08252d5fbed6487955580648a6527a8a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-30T18:25:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_CRISTIANO_CENTENO_SPECHT_COMPLETO.pdf: 1860927 bytes, checksum: 08252d5fbed6487955580648a6527a8a (MD5) Previous issue date: 2017-01-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/169249/DIS_CRISTIANO_CENTENO_SPECHT_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectPerguntas em Sala de Aulapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectEducação Químicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA valorização das perguntas por professores em aulas de química : estudo de casos múltiplospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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