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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/750
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rivero, Nelson Eduardo Estamado | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734307Z6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Guareschi, Neuza Maria de Fátima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783630D9 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:21:52Z | - |
dc.date.available | 2011-04-19 | - |
dc.date.issued | 2011-03-28 | - |
dc.identifier.citation | RIVERO, Nelson Eduardo Estamado. Formação em psicologia e governamentalidade. 2011. 159 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/750 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda o tema da graduação em psicologia no Brasil e as reestruturações curriculares deste início de século XXI a partir da noção de governamentalidade em M. Foucault. Analisa como o neoliberalismo, enquanto uma forma de governo, institui-se como contingência para pensar e reestruturar os currículos de graduação em psicologia. Toma como fator desencadeante o contexto de transformações, conhecidas como reestruturação produtiva, que aconteceram em função da crise do capitalismo a partir da década de 1960 e que implicaram diretamente a educação superior. Define como campo específico de análise o processo de reestruturação necessária dos projetos político pedagógicos dos cursos de graduação em psicologia em função da instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia m 2004, suas vicissitudes e seus efeitos. Propõe um método de investigação e análise constituído por ferramentas de abordagem: os operadores transversais (mercado livre, flexibilidade, sustentabilidade, criatividade e inovação) e documentos referentes à graduação em psicologia (entre eles seis projetos políticos pedagógicos). Estas ferramentas são convocadas no formato de um dispositivo de visibilidade - nomeado ALEPH na analogia ao conto de J.L.Borges - que permite o acesso e a análise às práticas das revisões curriculares com base na fundamentação teórica proposta. Através da operação do ALEPH foi possível tecer algumas considerações organizadas em três tópicos: motivos e compromissos que aborda a qualidade para competitividade, sustentabilidade e inovação através das apresentações, justificativas, objetivos e perfis dos projetos políticos pedagógicos estudados. Um modo de ser que aborda a flexibilização da formação, a formação por competências e a empregabilidade presentes na proposta pedagógica. E, por fim, imaterialidades e estruturas que aborda a inovação, as práticas de liberdade e criação na composição da trajetória da formação através da flexibilidade da estrutura curricular. Estas considerações analíticas trazem contribuições para o debate sobre a relação do neoliberalismo com a graduação em psicologia. A partir da noção de governamentalidade, é possível perceber que esta relação está para além de uma simples interferência do campo econômico na educação ou somente representa um embate entre oposições ideológicas, entre o bem e o mal. Constitui-se como uma forma de governar o modo de viver e ser nestas graduações que implica a todos os protagonistas desta realidade no exercício constante da crítica como uma prática de liberdade | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430847.pdf: 1206266 bytes, checksum: 0a3db42a8dd8ce9cbf01318980801334 (MD5) Previous issue date: 2011-03-28 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7278/430847.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject | CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO | por |
dc.subject | PSICOLOGIA - CURSOS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.title | Formação em psicologia e governamentalidade | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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430847.pdf | Texto Completo | 1,18 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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