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dc.creatorBorges, Vivian Roxo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967087857108400por
dc.contributor.advisor1Werlang, Blanca Susana Guevara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792671D2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:50Z-
dc.date.available2011-03-28-
dc.date.issued2011-02-28-
dc.identifier.citationBORGES, Vivian Roxo. Teste dos Contos de Fadas : estudos de evidência de validade. 2011. 121 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/740-
dc.description.resumoO teste projetivo Teste dos Contos de Fadas/TCF, objetiva avaliar aspectos dinâmicos da personalidade de crianças com idades entre 6 e 11 anos. É constituído por 21 desenhos de personagens e cenas dos contos do Chapeuzinho Vermelho, da Branca de Neve e do João e o Pé de Feijão, agrupados em sete séries, com três desenhos cada. A proposta não é que a criança conte as histórias, mas que responda a algumas questões relacionadas a estes personagens e cenas. Considerando a importância da adaptação de instrumentos psicológicos para a realidade em que são utilizados, este estudo teve como principal objetivo criar subsídios para a adaptação e uso do TCF à realidade brasileira, principalmente no que se refere aos seus estudos de validade. Para isso, a presente Tese de doutorado foi organizada em quatro seções. A primeira discute teoricamente os testes projetivos como reveladores de material dinâmico, normal ou patológico, destacando a principal finalidade deles que é a de avaliar características da personalidade do sujeito, dando particular atenção ao uso dos mesmos nos processos de avaliação psicológica de crianças. A segunda seção traz uma contextualização do TCF, descrevendo sua configuração, forma de administração e proposta de avaliação. A terceira e a quarta seções apresentam os estudos de validade do TCF. Para a realização destes dois estudos foi realizada uma pesquisa quantitativa, envolvendo 315 crianças da população geral (grupo não clínico) e 167 crianças de grupos clínicos (30 crianças com Diabetes Mellitus, 28 com Transtorno Depressivo, 23 com Transtorno de Conduta, 31 com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, 23 com Transtorno de Aprendizagem e 32 crianças vítimas de abuso sexual intrafamiliar). Os instrumentos utilizados foram uma Ficha de Dados Sociodemográficos; o Teste Matrizes Progressivas de Raven escala especial, para medida de screening da capacidade cognitiva dos sujeitos; o CBCL, para a avaliação dos grupos diagnósticos psicopatológicos; e o TCF. Para a coleta dos dados contataram-se escolas públicas e privadas de Porto Alegre (para o grupo não clínico), bem como instituições de saúde e de proteção infantil (para os grupos clínicos). Antes da administração dos instrumentos todos os pais e/ou responsáveis pelas crianças assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A terceira seção da Tese apresenta o estudo de evidência de validade com base na estrutura interna das variáveis do Sistema de Categorização de Respostas do instrumento, por meio da análise fatorial das respostas de todas as crianças do estudo. Como resultado, obteve-se uma solução fatorial com sete fatores que foram avaliados e interpretados de acordo com a proposta do teste. Estes resultados foram satisfatórios e indicaram que o TCF apresenta validade, do ponto de vista psicométrico, de sua estrutura interna. A quarta seção, por sua vez, apresenta um estudo de evidência de validade de critério. Como resultado também se verificou a comprovação psicométrica do TCF como um instrumento válido na diferenciação dos diferentes gruposcritério avaliados. Os resultados desta Tese colaboram com a adaptação do TCF à realidade brasileira, uma vez que, de posse de dois estudos que demonstram evidência de validade (estrutura interna e critério), foi possível chegar a dados satisfatórios, dando um importante passo no processo de qualificação das propriedades psicométricas deste instrumento. Desta forma, o TCF se apresenta como um instrumento projetivo válido para ser usado na prática em Psicologia, tanto em pesquisas quanto para a avaliação clínica infantil.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430148.pdf: 1269507 bytes, checksum: 2758c81d5145758b926124a016c65e7a (MD5) Previous issue date: 2011-02-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7232/430148.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA INFANTILpor
dc.subjectTESTES PSICOLÓGICOSpor
dc.subjectCONTOS DE FADA - ASPECTOS PSICOLÓGICOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleTeste dos Contos de Fadas : estudos de evidência de validadepor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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