Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/738
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartini, Beatriz Prange-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4456086A5por
dc.contributor.advisor1Seminotti, Nedio Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763034E6por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:49Z-
dc.date.available2011-03-28-
dc.date.issued2011-01-14-
dc.identifier.citationMARTINI, Beatriz Prange. Os processos de aprendizagem gerencial em uma organização hospitalar : uma abordagem sistêmico-complexa. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/738-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como tema a aprendizagem gerencial no contexto hospitalar. A organização, ao considerar seu compromisso como prestadora de serviço de alta complexidade, precisa desenvolver competências técnicas e comportamentais do seu corpo funcional. Pratica um modelo de gestão fundamentado por pilares baseados no saber: (a) a competência técnica de seus profissionais; (b) a capacidade de gestão; e (c) o desenvolvimento científico e da pesquisa. Nesse contexto, os processos de aprendizagem são fundamentais para o crescimento do negócio. A dissertação é composta por duas seções: a seção I, Implicações da abordagem sistêmico-complexa nos processos de aprendizagem gerencial, é um aprofundamento teórico que contextualiza a sociedade do conhecimento, a área da saúde, modelos de gestão, cinco abordagens de aprendizagem organizacional e a abordagem sistêmico-complexa como uma possibilidade de entendimento da complexidade no mundo dos negócios na contemporaneidade. O relatório de pesquisa deste trabalho, na seção II da dissertação, A aprendizagem gerencial como um processo virtuoso para a gestão organizacional, é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo geral compreender como o processo de aprendizagem gerencial se desenvolve dentro de uma organização hospitalar complexa, o qual aplica estratégias de um modelo de gestão voltadas para autosustentabilidade e para a qualidade da prestação de serviço médico assistencial. Para essa pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa e pressupostos teóricos-metodológicos sistêmicos complexos, a partir dos conceitos de Edgar Morin. Ao final da dissertação, evidencia-se a potencialização da aprendizagem por meio da atitude pessoal dos gerentes com suas experiências/práticas/ações; as relações interpessoais que estabelecem com subordinados, pares e a alta administração; e a organização hospitalar como um sistema que estabelece conexões dinâmicas internamente e com o seu entorno. Contudo, o que limita são expectativas dos gerentes em relação à organização e às lacunas deixadas pela formação educacional.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430142.pdf: 724235 bytes, checksum: a38a35844dcf6563011499cb2dc9a180 (MD5) Previous issue date: 2011-01-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7124/430142.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIApor
dc.subjectAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALpor
dc.subjectSISTEMAS COMPLEXOSpor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO HOSPITALARpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleOs processos de aprendizagem gerencial em uma organização hospitalar : uma abordagem sistêmico-complexapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
430142.pdfTexto Completo707.26 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.