Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarmo, Maria Elizabeth Guimarães do-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4387635U4por
dc.contributor.advisor1Fernandes, Cleoni Maria Barboza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708959D0por
dc.date.accessioned2017-06-29T11:53:10Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7385-
dc.description.resumoO objeto desse estudo foi centrado na compreensão dos processos que sustentam a base epistemológica e pedagógica do ciclo de alfabetização na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que foi instituído em 2012 com o intuito de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. A metodologia trabalhada foi a de abordagem qualitativa com uso de princípios de estudo de caso do tipo etnográfico, com a realização de observação contínua, análise bibliográfica e de documentos da escola, estudo dos cadernos do PNAIC de Língua Portuguesa e realização de entrevistas semiestruturadas envolvendo professores que atuam no ciclo de alfabetização de uma escola pública na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados a partir dos princípios da Análise Textual Discursiva. O estudo está ancorado nas contribuições de Paulo Freire, Magda Soares, Marli André, Maurice Tardif, Ana Maria Saul, Andréa Rapoport, Norberto Bobbio, José Carlos Libâneo, Francisco Imbernón, António Nóvoa, dentre outros, promovendo um diálogo entre teóricos e suas fundamentações com o campo empírico. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade do planejamento articulado entre os professores do ciclo de alfabetização, a fim de promover o diálogo horizontal (entre o mesmo ano) e vertical (entre os três anos), fortalecendo a ideia de ciclo enquanto processo gradativo, sem interrupções e cortes. Sinalizou também para a importância das organizações didáticas e pedagógicas da escola no decorrer do processo e da necessidade da reflexão para recriar e reinventar novas formas de aproximar a sala de aula com as demandas do mundo atual no que diz respeito à alfabetização.por
dc.description.abstractThe object of this study was focused on the comprehension of the processes that underpin the epistemological and pedagogical basis of the literacy cycle, based on PNAIC, which was instituted in 2012 with the aim of teaching literacy to all children up to the 8-year-old age. Through the principles of ethnographic case study, a qualitative approach was performed in this study, with the use of continuous observation, bibliographic and school document analysis, studies of PNAIC material of Portuguese Language and the execution of semi-structured interviews involving teachers who act on the literacy cycle of a Public School in the Education Municipal Network of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The data was studied through the principles of textual-discursive analysis. This study is relied on the contributions of Paulo Freire, Magda Soares, Marli André, Maurice Tardif, Ana Maria Saul, Andréa Rapoport, Norberto Bobbio, José Carlos Libâneo, Francisco Imbernón, António Nóvoa, among others, promoting a dialogue among theorists and their fundamentals with the empirical field. The research results show the necessity of articulated planning among the literacy-cycle teachers, in order to encourage the horizontal dialogue (within the same year) and vertical (within the three years), strengthening the cycle idea as a gradual process, without interruptions and cuts. The results also signalized to the importance of school educational and pedagogical organization during the process, as well as the need of reflection for recreating and reinventing new ways for bringing the classroom closer to the demands of the current reality concerning to the literacy cycle,eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-06-29T11:53:10Z No. of bitstreams: 1 DIS_MARIA_ELIZABETH_GUIMARAES_DO_CARMO_COMPLETO.pdf: 3766565 bytes, checksum: 848c64b695e99f4d3618314cb7cca882 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-29T11:53:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_MARIA_ELIZABETH_GUIMARAES_DO_CARMO_COMPLETO.pdf: 3766565 bytes, checksum: 848c64b695e99f4d3618314cb7cca882 (MD5) Previous issue date: 2017-02-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/168882/DIS_MARIA_ELIZABETH_GUIMARAES_DO_CARMO_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPNAICpor
dc.subjectCiclo de Alfabetizaçãopor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUm olhar reflexivo sob a ação integrada dos professores alfabetizadores nos três anos do ciclo de alfabetização na perspectiva do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_MARIA_ELIZABETH_GUIMARAES_DO_CARMO_COMPLETO.pdfTexto Completo3,68 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.