Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Bianca Garrido-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8788141U2por
dc.contributor.advisor1Ramos, Roberto José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3por
dc.date.accessioned2017-06-27T17:01:53Z-
dc.date.issued2017-03-15-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7378-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo investigar a Imagem e Reputação das organizações TAM e Azul a partir do que é publicado sobre elas na mídia. Para isso, será feita uma análise de doze matérias sobre as empresas, sendo seis sobre cada uma delas, publicadas nos sites G1 e Folha de São Paulo, durante o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015. Busca-se compreender como o contexto sócio-histórico influenciou na veiculação de notícias sobre as empresas, quais foram os aspectos salientados em cada notícia e por cada veículo, como os elementos verbais e não verbais veiculados podem impactar na imagem organizacional e como a reputação de cada companhia pode determinar abordagens jornalísticas diferenciadas. Para sustentar teoricamente esta análise, adotam-se as categorias a priori: Fotografia, em Barthes, de onde decorrem as subcategorias Studium e Punctum, também em Barthes; Imagem e Reputação, em Argenti e Rosa; Cultura, em Barthes e Marchiori, Poder, Socioleto, Estereótipo, Fait Divers e Mito, em Barthes. Do ponto de vista metodológico, utilizam-se o Paradigma da Hermenêutica de Profundidade (HP), em Thompson (1995), em sua proposta de uma Tríplice Análise: Sócio-Histórica, Formal ou Discursiva e Interpretação/Reinterpretação. Na etapa de Análise Formal ou Discursiva, conta-se com o apoio da Semiologia, em Barthes, como técnica de análise associada à HP.por
dc.description.abstractThis study has the objective to investigate the image and reputation of the organizations TAM and Blue based on content published about them in the media. An analysis of twelve articles about the companies will be done – six about each company, published on the G1 and Folha de São Paulo websites during the second half of 2014 and on the first half of 2015. We aim to observe how the socio-historical context influenced the communication of news about the companies, as well as which aspects were highlighted in each piece of news and by each communication vehicle, how the verbal and non-verbal elements conveyed can impact the organizational image and how the reputation of each company can determine different journalistic approaches. In order to theoretically support our analysis, the following a priori categories were adopted: Photography, from Barthes, from which the subcategories Studium and Punctum stem from, also from Barthes; Image and Reputation, from Argenti and Rosa; Culture, from Barthes and Marchiori, Power, Socioleto, Stereotype, Fait Divers and Myth, from Barthes. From the methodological point of view, Thompson’s Depth Hermeneutics (DP) paradigm (1995) will be used, based on his proposal of a Triple Analysis: Socio-Historical, Formal or Discursive and Interpretation/Reinterpretation. In the Formal or Discursive Analysis stage, we will count on the support of Semiology, in Barthes, as an analysis technique associated with HP.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-06-27T17:01:53Z No. of bitstreams: 1 DIS_BIANCA_GARRIDO_DIAS_COMPLETO.pdf: 3937137 bytes, checksum: 3a2d3fcc592813ee5144479086d471d0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-27T17:01:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_BIANCA_GARRIDO_DIAS_COMPLETO.pdf: 3937137 bytes, checksum: 3a2d3fcc592813ee5144479086d471d0 (MD5) Previous issue date: 2017-03-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/168807/DIS_BIANCA_GARRIDO_DIAS_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectOrganizaçõespor
dc.subjectImagempor
dc.subjectReputaçãopor
dc.subjectSemiologiapor
dc.subjectHermenêuticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleImagem e reputação de organizações de serviços : um estudo de caso sobre a TAM e a Azulpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_BIANCA_GARRIDO_DIAS_COMPLETO.pdfTexto Completo3,84 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.