Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Andréia Ramos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8109193E2por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Cristiane Mafacioli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777138Y8por
dc.date.accessioned2017-06-26T17:44:11Z-
dc.date.issued2017-03-14-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7373-
dc.description.resumoA necessidade de informação na geração atual é dinâmica e instantânea. O Turismo, como setor importante para a economia e a sociedade em geral, se apropria igualmente das mídias digitais para se comunicar com o novo perfil de turista. Sendo assim, este estudo tem como objetivo “Identificar de que forma os discursos do Turismo estabelecem contratos com o atual perfil do turista, nas mídias digitais”. Para dar conta deste objetivo, o estudo tomará a Análise de Discurso como aporte teórico-metodológico e a pesquisa bibliográfica para o referencial teórico sobre o tema. Inicialmente, são abordados os conceitos que compõem as condições de produção dos textos incluídos no corpus da pesquisa, que incluem o contexto sócio-histórico, econômico e cultural que deixam rastros nos discursos analisados. Estes conceitos estão distribuídos no capítulos: “Turismo: globalização, memória e consumo” e “Comunicação no Turismo: informação, virtualização e mídias digitais”. Após, passa-se a analisar, a partir do método de Análise do Discurso proposto por Patrick Charaudeau, as marcas discursivas que permitam reconhecer “quem” os textos dos blogs de viagem faz falar, considerando sua instância de produção, seu contexto enunciativo e os contratos propostos pelo discurso em questão. São analisados posts dos blogs Viaje na Viagem, 360 Meridianos e Esse Mundo é Nosso. Ao final, se reconhecem as relações entre os contratos estabelecidos e o perfil do atual turista, verificando que os discursos são construídos para prestar informação ao leitor e utilizam referências que contemplam o perfil do turista da atualidade. Por conseguinte, percebe-se o aumento da confiança do turista neste tipo de informação, considerando os autores como “consultores” de viagem, papel que antes só era atribuído aos profissionais de empresas turísticas.por
dc.description.abstractThe need for information in the current generation is dynamic and instantaneous. Tourism, as an important sector for the economy and society in general, also appropriates digital media to communicate with the new tourist profile. Therefore, this study aims to "Identify how tourism discourses establish contracts with the current tourist profile in digital media". In order to realize this objective, the study will take the Discourse Analysis as a theoreticalmethodological contribution and the bibliographical research for the theoretical reference on the subject. Initially, the concepts that compose the conditions of production of the texts included in the corpus of the research, which include the socio-historical, economic and cultural context that leave traces in the analyzed discourses, are approached. These concepts are distributed in the chapters: "Tourism: Globalization, Memory and Consumption" and "Communication in Tourism: Information, Virtualization and Digital Media". Afterwards, the Discourse Analysis method proposed by Patrick Charaudeau analyzes discursive marks that allow to recognize who the texts of the travel blogs makes speak, considering their instance of production, its enunciative context and the proposed contracts By the speech in question. We analyze blog posts on Viaje na Viagem, 360 Meridianos e Esse Mundo é Nosso. At the end, the relations between the established contracts and the profile of the current tourist are recognized, verifying that the speeches are constructed to provide information to the reader and use references that contemplate the profile of the tourist of the present time. Therefore, it increases the confidence of the tourist in this type of information, considering the authors as "consultants" of trip, paper that previously was only assigned to the professionals of tourist companies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-06-26T17:44:11Z No. of bitstreams: 1 DIS_ANDREIA_RAMOS_MACHADO_COMPLETO.pdf: 7249971 bytes, checksum: 44010d1429ffc9666d92ba3358ed0c7c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-26T17:44:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_ANDREIA_RAMOS_MACHADO_COMPLETO.pdf: 7249971 bytes, checksum: 44010d1429ffc9666d92ba3358ed0c7c (MD5) Previous issue date: 2017-03-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/168772/DIS_ANDREIA_RAMOS_MACHADO_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação Socialpor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectAnálise de Discursopor
dc.subjectBlogs de Viagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO turismo nas mídias digitais : contratos enunciativos com o turista da atualidadepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_ANDREIA_RAMOS_MACHADO_COMPLETO.pdfTexto Completo7,08 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.