Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7343
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Moraes, Ana Bassôa de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211186D6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Buchweitz, Augusto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762503P1 | por |
dc.date.accessioned | 2017-06-08T18:11:19Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-29 | - |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7343 | - |
dc.description.resumo | Objetivo: Construir e obter evidências de validade e fidedignidade para uma escala de rastreio de leitura e escrita para crianças. Método: 1) levantamento bibliográfico; 2) avaliação da escala por juízes; 3) avaliação dos itens por professores; 4) teste da escala com 95 alunos e testagem destes alunos com leitura e escrita. Análise dos dados: análise fatorial; coeficiente alpha de Cronbach; modelo de Rash, pela Teoria de Resposta ao Item (TRI); correlação de Spearman entre a pontuação da escala e as tarefas de leitura e escrita; coeficiente de estabilidade para o reteste. Resultados: os principais resultados foram (1) elaborou- se uma escala de 16 itens que mensura a frequência da manifestação de 16 sintomas de dificuldades de leitura e escrita; (2) análise fatorial indicou a presença de um fator e altas cargas fatoriais na escala; (3) o coeficiente alpha apontou forte consistência interna (0,968) e a análise da TRI, para este quesito, indicou maior precisão na avaliação de indivíduos com desempenho médio ou baixo; (4) a correlação de Spearman foi moderada para 11 das 16 variáveis externas; (5) a estabilidade temporal apresentou valor de correlação de 0,80. Conclusão: O estudo mostra evidências de validade e fidedignidade da escala, o que a torna uma ferramenta confiável para professores e profissionais envolvidos com pacientes pediátricos e preocupados com questões de linguagem. | por |
dc.description.abstract | Objectives: To develop and collect evidence of validity and reliability for a screening scale for reading and writing skills for children. Methods: 1) review of the literature; 2) evaluation by experts; 3) evaluation by teachers; 4) application of the instrument with 95 students and evaluation of the students with standard reading and writing tests. Data Analysis: We carried out factor analysis, Cronbach alpha r, Rash model, item response theory, Spearman correlation between scale scores and the reading and writing tasks, test-retest reliability coefficient. Results: the main results were (1) development of a 16-item Likert scale for 16 symptoms for reading and writing difficulties; (2) presence of one factor and high factor loads in the factor analysis of the scale; (3) strong internal consistency for the alpha r (0.968), and the item response theory showed greater precision in the evaluation of children with average or low performance; (4) moderate Spearman correlation for 11 of the 16 external variables; (5) temporal stability showed correlation of 0.80. Conclusion: The study shows evidence of validity and reliability for the scale, which indicates the scale is a reliable instrument for teachers and healthcare professionals involved with pediatric patients and interested in investigating language skills. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-06-08T18:11:19Z No. of bitstreams: 1 DIS_ANA_BASSOA_DE_MORAES_PARCIAL.pdf: 936438 bytes, checksum: 5d58046075a23b25a285f8af5972b340 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-08T18:11:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_ANA_BASSOA_DE_MORAES_PARCIAL.pdf: 936438 bytes, checksum: 5d58046075a23b25a285f8af5972b340 (MD5) Previous issue date: 2016-09-29 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/168554/DIS_ANA_BASSOA_DE_MORAES_PARCIAL.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Escola de Medicina | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escala de Rastreio | por |
dc.subject | Dislexia | por |
dc.subject | Validação | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | por |
dc.title | Construção e evidências de fidedignidade e validade de uma escala de leitura e escrita (ELE) para o rastreio de crianças com dificuldades escolares | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DIS_ANA_BASSOA_DE_MORAES_PARCIAL.pdf | Texto Parcial | 914.49 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.