Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7341
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSevero, Mariana Leoratto-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8186398U3por
dc.contributor.advisor1Tonin, Juliana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735587U6por
dc.date.accessioned2017-06-06T19:59:53Z-
dc.date.issued2017-03-10-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7341-
dc.description.resumoNo presente trabalho objetiva-se refletir sobre narrativas da felicidade femininas no aplicativo Instagram. O objeto de estudo são as fotografias postadas por mulheres no aplicativo. Entende-se que os modos de expressão contemporâneos transbordam ideais de felicidade, tendo as mulheres como protagonistas. A pesquisa é fundamentada, principalmente, pelo aporte de McMahon (2006) e Birman (2010) acerca da felicidade; Berger; Luckmann (1966) e Schutz (2008) sobre narrativas e vida cotidiana; Lipovetsky (1997) e Ahmed (2010) sobre mulheres e Maffesoli (2010) com o método de sociologia compreensiva. A base teórica é permeada pela ideia da performance. Nesta pesquisa, foram desveladas cinco ultrageneralizações que surgiram da coleta de 250 fotografias a partir das principais hashtags do aplicativo Instagram: sobre a labuta de ser quem se é; sobre aceitar, aproveitar e viver os momentos; sobre a sensualidade e a autoestima; sobre o amor, a afetividade e o estar junto e sobre a apreciação do que é belo. A partir disso, aspectos como individualidade, autenticidade, o presente, o momento, o hedonismo, o empoderamento, o sentimento, a comunhão e a estetização da experiência foram norteadores para a compreensão da construção das narrativas da felicidade.por
dc.description.abstractThe present work aims to reflect on feminine happiness narratives in the Instagram application. The object of study is the photographs posted by women in the app. It is understood that contemporary modes of expression overflows ideals of happiness, with women as protagonists. The research is based, mainly, by the contribution of McMahon (2006) and Birman (2010) on happiness; Berger, Luckmann (1966) and Schutz (2008) on narratives and everyday life; Lipovetsky (1997) and Ahmed (2010) on women and Maffesoli (2010) with the method of comprehensive sociology. The theoretical basis is permeated by the idea of performance. In this research, it were revealed five ultrageneralizations that emerged from 250 photographs collected by utilizing the main hashtags of the Instagram app: About the toil of being who you are; About accepting, enjoying and living the moments; About sensuality and self-esteem; About love, affection and being together and about the appreciation of what is beautiful. From this, aspects such as individuality, authenticity, present, moment, hedonism, empowerment, feeling, communion and aestheticization of experience were guides to the understanding of the construction of happiness narratives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-06-06T19:59:53Z No. of bitstreams: 1 DIS_MARIANA_LEORATTO_SEVERO_COMPLETO.pdf: 4724971 bytes, checksum: 515507c4a72693f46d3614f7f3e203ac (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-06T19:59:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_MARIANA_LEORATTO_SEVERO_COMPLETO.pdf: 4724971 bytes, checksum: 515507c4a72693f46d3614f7f3e203ac (MD5) Previous issue date: 2017-03-10eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/168512/DIS_MARIANA_LEORATTO_SEVERO_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectFelicidadepor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectInstagrampor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleLeia-me como uma história : mulheres e a construção de narrativas da felicidade no Instagrampor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_MARIANA_LEORATTO_SEVERO_COMPLETO.pdfTexto Completo4,61 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.