Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7218
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Celso Pessanha-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4453379P2por
dc.contributor.advisor1Lahm, Regis Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707004Y5por
dc.date.accessioned2017-04-06T17:05:41Z-
dc.date.issued2016-08-29-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7218-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a proposição de indicadores que identificam atitudes transdisciplinares, escolhidos por meio de uma revisão bibliográfica realizada a partir da revisão de artigos acadêmicos, teses de doutorado, dissertações de mestrado, livros e trabalhos apresentados em Congressos e Seminários. Da bibliografia consultada puderam ser apontados onze indicadores, que são apresentados no decorrer da tese. A manifestação desses indicadores na atuação profissional de cinco professores da área de Ciências e Matemática foi verificada por meio de um questionário elaborado para esse fim. Além das perguntas, foram realizadas observações para confirmar a presença dos indicadores apontados nas respostas dos entrevistados na sua atuação em aula. Um segundo bloco de perguntas foi produzido para verificar a relação entre a presença dos indicadores e a satisfação profissional e pessoal dos entrevistados. As respostas foram analisadas por meio do uso da Interpretação Essencial Sintética, uma abordagem fenomenológica e hermenêutica que busca a compreensão dos fenômenos envolvidos. Os resultados sugerem que há uma relação forte entre a ocorrência dos indicadores de transdisciplinaridade com a satisfação em ser professor e viver em nossa sociedade. Não foi possível esclarecer uma questão que surgiu durante a investigação, depois de os objetivos e instrumentos terem sido estabelecidos, sobre se a satisfação profissional e pessoal é decorrência das atitudes transdisciplinares, ou o contrário. Apesar disso, as atitudes transdisciplinares parecem constituir uma forma mais receptiva de transitar pelo mundo pessoal e profissional, e parece inevitável que isso se reflita positivamente na ação educativa.por
dc.description.abstractThis thesis presents the proposal of indicators that identify transdisciplinary attitudes, chosen through a literature review from the review of academic articles, doctoral theses, dissertations, books and papers presented at conferences and seminars. The bibliography could be singled out eleven indicators, which are presented during the thesis. The manifestation of these indicators in professional activities five teachers in the field of Science and Mathematics was verified by a questionnaire prepared for this purpose. In addition to the questions, observations were performed to confirm the presence of the indicators presented in the answers of respondents in their class in acting. A second block of questions was produced to verify the relationship between the presence of indicators and personal and professional satisfaction of respondents. The answers were analyzed through the use of Interpretation Essential Synthetic, a phenomenological and hermeneutical approach that seeks to understand the phenomena involved. The results suggest that there is a strong relationship between the occurrence of transdisciplinary indicators with satisfaction in being a teacher and live in our society. It was not possible to clarify an issue that arose during the investigation, after the objectives and instruments have been established on the personal and professional satisfaction is a result of disciplinary actions or otherwise. Nevertheless, the transdisciplinary attitudes appear to be a more responsive form of transit through the personal and professional world, and it seems inevitable that it will be reflected positively in the educational activity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-04-06T17:05:41Z No. of bitstreams: 1 TES_CELSO_PESSANHA_MACHADO_COMPLETO.pdf: 748449 bytes, checksum: 71651550bde979885b29f12b84f1c50c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-04-06T17:05:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_CELSO_PESSANHA_MACHADO_COMPLETO.pdf: 748449 bytes, checksum: 71651550bde979885b29f12b84f1c50c (MD5) Previous issue date: 2016-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/167790/TES_CELSO_PESSANHA_MACHADO_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransdisciplinaridadepor
dc.subjectAtitudes Transdisciplinarespor
dc.subjectIndicadores de Transdisciplinaridadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleIndicadores de transdisciplinaridade : ensaio da identificação e evidências na narrativa e atuação de professores de ciências e matemáticapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_CELSO_PESSANHA_MACHADO_COMPLETO.pdfTexto Completo730.91 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.