Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Cristiane Ramos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4719950E9por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcos Villela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5por
dc.date.accessioned2017-03-03T19:06:50Z-
dc.date.issued2016-03-11-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7140-
dc.description.resumoA contemporaneidade é marcada por desafios cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, quer seja nos contextos individuais, coletivos, informais ou profissionais. São intensos e dinâmicos os processos de mudanças e inovações incorporados ao dia a dia dos indivíduos e esta tendência é facilmente percebida no âmbito da educação superior, que, desafiada a se transformar para atender às necessidades da nova configuração social que se apresenta, passa por um movimento bastante intenso de discussão sobre seu sentido e suas funções. Esta pesquisa, que tem por problema: Qual o significado de “boas práticas” de ensino e como esse conceito se reflete na ação docente, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e os sujeitos do estudo foram seis professores de graduação de uma universidade do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Respondendo ao problema desta pesquisa, o significado que o professor dá ao conceito de boas práticas reflete na prática desse professor no momento em que ele reproduz aquilo que considera assertivo e que é bastante particular, pela sua experiência na área específica, pela avaliação que recebe dos alunos e por sua própria concepção do que seja aprender e ensinar. O estudo também aponta a necessidade de uma reflexão sobre essa prática, proposta pela equipe pedagógica, através da Pedagogia Universitária, em um espaço de formação que contemple o movimento de “ação-reflexão-ação”, em consonância com as próprias políticas de ensino da instituição pesquisada.por
dc.description.abstractContemporary world is marked by challenges increasingly present in daily life, whether in individual contexts, collective, informal or professional. It is intense and dynamic the process changes and innovations incorporated into the daily life of individuals and this trend is easily seen in the context of high education, which challenged to transform to meet the needs of the new social setting that appears, goes through a quite intense movement of discussion about its meaning and its functions. This research, which has the problem: What is the meaning of "good practices" in teaching and how this concept is reflected in teaching activities, characterized by a qualitative approach and the study subjects were six graduate teachers of a University of Vale dos Sinos, in Rio Grande do Sul. Responding to the problem of this research, meaning that the teacher gives the concept of best practices reflected in the practice of this teacher when he reproduces what he considers assertive and that is quite particular for its expertise in the specific area, the evaluation received from students and his own conception of the learning and teaching. The study also points out the need for a reflection on this practice, proposed by teaching staff through the University Education in a training space that includes the movement of "action-reflection-action" in line with their own education policies institution researched.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2017-03-03T19:06:50Z No. of bitstreams: 1 TES_CRISTIANE_RAMOS_VIEIRA_COMPLETO.pdf: 758958 bytes, checksum: 071ddcc078a6b6b5d0b6ac1e1e1add3b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-03T19:06:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_CRISTIANE_RAMOS_VIEIRA_COMPLETO.pdf: 758958 bytes, checksum: 071ddcc078a6b6b5d0b6ac1e1e1add3b (MD5) Previous issue date: 2016-03-11eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/167333/TES_CRISTIANE_RAMOS_VIEIRA_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPEDAGOGIA UNIVERSITÁRIApor
dc.subjectENSINO SUPERIORpor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO significado de "boas práticas" de ensino e sua interface com a docência universitáriapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_CRISTIANE_RAMOS_VIEIRA_COMPLETO.pdfTexto Completo741,17 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.