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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rochele Ferronato Correa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9860385696664949por
dc.contributor.advisor1Fonseca, Rochele Paz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777840Z7por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:43Z-
dc.date.available2010-07-28-
dc.date.issued2010-06-22-
dc.identifier.citationSILVA, Rochele Ferronato Correa da. Teste de Cancelamento dos Sinos : estudo comparativo quanto à variável escolaridade. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/712-
dc.description.resumoO Teste de Cancelamento dos Sinos tem sido útil em avaliações neuropsicológicas com a finalidade de investigar alterações atencionais neurológicas, principalmente decorrentes da síndrome de negligência unilateral. Frente aos poucos estudos conhecidos internacionalmente de instrumentos que sigam este paradigma e investiguem populações saudáveis e mesmo clínicas, a presente pesquisa buscou investigar o papel da variável sociodemográfica escolaridade no processamento atencional visual mensurado pelo Teste de Cancelamento dos Sinos. No primeiro estudo, de revisão sistemática, visou-se a investigar o papel da escolaridade no processamento atencional examinado por testes de cancelamento. Em complementaridade, o segundo estudo, empírico, objetivou verificar se há diferenças entre grupos de adultos jovens de diferentes escolaridades quanto ao desempenho no Teste de Cancelamento dos Sinos. Neste estudo participaram 124 adultos jovens saudáveis divididos em três grupos quanto à escolaridade de 5-8, 9-11 e 12 ou mais anos de educação formal. Os dados de desempenho foram comparados entre grupos pelo Teste estatístico ANCOVA de um fator. Como resultados, os estudos teórico e empírico apontam, primeiramente, para a escassez de pesquisas com populações saudáveis, sendo que a variável sociodemográfica escolaridade apresenta-se associada a outras variáveis, como gênero e aspectos culturais e étnicos. Dentre os principais achados encontrados, houve diferenças qualitativas significativas entre grupos, abrangendo estratégias cognitivas utilizadas, sendo que, por exemplo, os indivíduos de baixa escolaridade utilizaram mais a estratégia caótica contrariamente aos de escolaridade superior. Estes dados de dissociação e de desempenho qualitativo reforçam que mais estudos mostram-se necessários para investigar a relação da 13 variável escolaridade com diferentes níveis de grupos etários, assim como com amostras clínicas.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425005.pdf: 1611718 bytes, checksum: 2c49206b2ce6ffc5fba419b4d3e5057d (MD5) Previous issue date: 2010-06-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7160/425005.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNEUROPSICOLOGIApor
dc.subjectPSICOLOGIA COGNITIVApor
dc.subjectTESTES PSICOLÓGICOSpor
dc.subjectCOGNIÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleTeste de Cancelamento dos Sinos : estudo comparativo quanto à variável escolaridadepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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