Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ângela Ribas dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4233030E9por
dc.contributor.advisor1Salata, André Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228430P8por
dc.date.accessioned2016-12-20T10:58:19Z-
dc.date.issued2016-08-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7102-
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou evidenciar as dificuldades enfrentadas por estudantes bolsistas do Prouni para permanecer no ensino superior. O objeto desse estudo foram estudantes do curso de Pedagogia, em uma Instituição de ensino superior privada de Porto Alegre. A pesquisa teve cunho quantiqualitativo e os dados foram considerados através da análise de conteúdo. A análise das informações obtidas evidenciou que a principal dificuldade encontrada por esses estudantes está relacionada à falta de tempo para se dedicar aos estudos, seguido de dificuldades materiais para permanecer na universidade. Além disso, a pesquisa identificou semelhanças entre os dados dos estudantes bolsistas e não bolsistas. Concluímos que não existe uma diferença significativa entre esses dois públicos, por acreditarmos que o perfil desses estudantes pertence a um novo público que está ingressando no ensino superior privado. Essa abertura está atrelada ao investimento em políticas públicas que passou a oportunizar a democratização do acesso ao ensino superior, facilitando, dessa forma, o acesso à universidade por um público oriundo de famílias populares.por
dc.description.abstractThis research focuses on highlight the difficulties faced by Prouni scholarship students, to remain in higher education. The object of this study were students of Faculty Education at a private higher education institution in Porto Alegre. The research has the focus on quantitative and qualitative analysis, and the data is considered by content analysis. The analysis of the information obtained, showed that the main difficulty for these students is related to the lack of time to devote to studies, followed by material difficulties to stay in college. Also, the survey identified similarities between scholarship and non-scholarship students. We conclude that there is no significant difference between these two groups, we believe that the profile of these students belongs to a new audience that is entering the private higher education. This openness is linked to investment in public policies that began to create opportunities to democratize access to higher education, facilitating, thus, access to university for a public, coming from popular families.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2016-12-20T10:58:19Z No. of bitstreams: 1 DIS_ANGELA_RIBAS_DOS_SANTOS_COMPLETO.pdf: 1711110 bytes, checksum: 536a49b6fff39dd0d8e6cdfcd5faa89d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-20T10:58:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_ANGELA_RIBAS_DOS_SANTOS_COMPLETO.pdf: 1711110 bytes, checksum: 536a49b6fff39dd0d8e6cdfcd5faa89d (MD5) Previous issue date: 2016-08-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/167025/DIS_ANGELA_RIBAS_DOS_SANTOS_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSpor
dc.subjectPEDAGOGIA - ENSINO SUPERIORpor
dc.subjectENSINO SUPERIOR - BRASILpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICASpor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.titleEstudantes bolsistas PROUNI e o curso de pedagogia da PUCRS : do acesso à permanênciapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_ANGELA_RIBAS_DOS_SANTOS_COMPLETO.pdfTexto Completo1,67 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.