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dc.creatorHadler, Oriana Holsbach-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2010575326915754por
dc.contributor.advisor1Guareschi, Neuza Maria de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783630D9por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:41Z-
dc.date.available2010-04-08-
dc.date.issued2010-03-05-
dc.identifier.citationHADLER, Oriana Holsbach. Nas trilhas de João e Maria : a prodrução do sujeito jovem entre práticas de institucionalização, políticas públicas e formas de governo. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/704-
dc.description.resumoEsboçada nas trilhas de questionamentos sobre a tomada do sujeito jovem como objeto de investimento, esta dissertação busca compreender como certas práticas de institucionalização da juventude são produzidas e refletir quais efeitos tais práticas, ao serem tomadas no campo das políticas públicas juvenis, têm sobre o sujeito jovem. O fio condutor para esta análise parte uma instituição de apoio socioeducacional localizada na cidade de Pelotas o Instituto de Menores D. Antonio Zattera (IMDAZ), elegendo como recorte as oficinas ministradas no local bem como a articulação destas com programas apresentados no Guia de Políticas Públicas de Juventude. A escolha em trazer as oficinas e o Guia como as duas materialidades utilizadas como campo de análise toma forma no momento em que ambas vêm servir como estratégia de governo sobre o sujeito jovem. Trata-se de colocar em destaque as articulações do processo de objetivação do sujeito jovem, observando as condições de possibilidade pelas quais a vida (jovem) entra na história a partir de múltiplas relações de poder/saber que atravessam e institucionalizam verdades sobre a população juvenil. Oficina e Guia, nesse sentido, são compreendidos como processos que promovem a construção do sujeito jovem cidadão produtivo. Para essa discussão, este trabalho aposta na estratégia genealógica arquitetada por Michel Foucault para problematizar a configuração do sujeito jovem no decorrer da história. Portanto, este estudo apresenta reflexões sobre as condições de possibilidade para o surgimento das práticas de institucionalização da juventude no Brasil, problematizando o quanto elas produzem determinadas formas de ser jovem.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422365.pdf: 2679694 bytes, checksum: 92c663aa8d4a9b1c2bc48ad107c37e6f (MD5) Previous issue date: 2010-03-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7156/422365.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA SOCIALpor
dc.subjectJUVENTUDEpor
dc.subjectINSTITUCIONALIZAÇÃOpor
dc.subjectPOLÍTICAS PÚBLICASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleNas trilhas de João e Maria : a prodrução do sujeito jovem entre práticas de institucionalização, políticas públicas e formas de governopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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