Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6990
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDelai, Grayce Claudia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8752828D9por
dc.contributor.advisor1Dornelles, Beatriz Corrêa Pires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704418U9por
dc.date.accessioned2016-10-10T17:27:30Z-
dc.date.issued2016-08-26-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6990-
dc.description.resumoO Jornalismo Científico de Saúde deve ser abrangente e oferecer as informações necessárias para que um indivíduo saiba como atingir o completo estado de bem-estar: físico, psicológico e social. As notícias científicas precisam ser didáticas, simplificadas e compreensíveis para todos os públicos. As pautas de saúde, na televisão, precisam ser educativas e atrativas o suficiente para manter o telespectador atento às informações veiculadas. Para compreender as estratégias utilizadas pelo programa televisivo Bem Estar da Rede Globo para motivar o público, realizou-se uma Análise de Conteúdo de acordo com o método de Laurence Bardin. Foram analisadas 23 edições televisivas e 619 mensagens interativas do público, referentes a essas edições. Para compreender as motivações pessoais dos usuários, foi aplicado um questionário em 13 telespectadores que interagiram com o programa Bem Estar entre 5 de agosto e 4 de setembro de 2015, e haviam se conectado ao canal de interação do programa através de seu perfil na rede social Facebook. Na busca de elementos presentes no conteúdo do Programa Bem Estar que motivassem o telespectador a assistir e participar, verificou-se que a interação depende da segunda tela para ser efetivada. Constatou-se que o programa pretende orientar o público sobre como se manter saudável, e que as temáticas abordadas representam o principal motivo para mobilização da audiência.por
dc.description.abstractThe Science Journalism Health needs to be comprehensive and provide the necessary information for an individual to learn how to achieve full welfare state: physical, psychological and social. Scientific news needs to be didactic, simplified and understandable to all audiences. The health agendas on television, needs to be educational and attractive enough to keep the viewers attentive to the the information disseminated. To understand the strategies used by TV show Bem Estar of the Rede Globo to motivate the public was performed a Content Analysis according to the method of Laurence Bardin. It were analyzed 23 editions of the TV show and 619 interactive posts from the public relating to these editions. In order to understand the personal motivations of viewers, a questionnaire was applied to 13 viewers that interacted with the TV show Bem Estar between August 5 and September 4, 2015, and had been connected to interaction channel of the program by your profile in Facebook social network. In the seeking of elements present in the content of the Program Bem Estar that would have motivated the viewer to attend and participate, it was found that the interaction depends on the second screen to be performed. It has been found that the TV show aims to guide the public about how to stay healthy, and that the themes addressed represent the main motive for mobilizing the audience.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2016-10-10T17:27:30Z No. of bitstreams: 1 DIS_GRAYCE_CLAUDIA_DELAI_COMPLETO.pdf: 2797260 bytes, checksum: 791d83463746c97ea5729b0a97743c62 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-10T17:27:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_GRAYCE_CLAUDIA_DELAI_COMPLETO.pdf: 2797260 bytes, checksum: 791d83463746c97ea5729b0a97743c62 (MD5) Previous issue date: 2016-08-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/166413/DIS_GRAYCE_CLAUDIA_DELAI_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJORNALISMO CIENTÍFICOpor
dc.subjectPROGRAMAS DE TELEVISÃO - BRASILpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleAs estratégias utilizadas para mobilizar a participação do público no programa televisivo Bem Estar da Rede Globopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_GRAYCE_CLAUDIA_DELAI_COMPLETO.pdfTexto Completo2,73 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.