Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6959
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRio, Marlon Machado Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4319823Y5por
dc.contributor.advisor1Delanoy, Cláudio Primo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4576751H5por
dc.date.accessioned2016-09-22T11:01:51Z-
dc.date.issued2016-07-29-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6959-
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema a análise de questões de língua inglesa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com base na teoria da Argumentação na Língua (ANL) de Oswald Ducrot, Marion Carel e colaboradores. Como objetivos, busca-se propor um conceito de leitura sob o viés da ANL e investigar de que forma essa teoria pode explicitar os sentidos do discurso a fim de auxiliar a compreensão das questões do referido exame. Como o ENEM tem ganhado nos últimos anos uma atenção muito cuidadosa, pois demanda dos candidatos a compreensão de textos-chave, os quais são muitas vezes suficientes para a eleição da resposta adequada, acredita-se que a análise das questões de língua inglesa da prova do ENEM possibilita um estudo muito frutífero, uma vez que o discurso produzido pelo texto-chave das questões leva o candidato a escolher apenas uma alternativa, a qual corresponde ao discurso construído no texto-chave, sendo não autorizados os discursos das outras alternativas.A Teoria da Argumentação na Língua é uma semântica argumentativa e analisa o sentido de enunciados no nível linguístico por meio de blocos semânticos. Tem-se como razão desta pesquisa a construção do sentido nos enunciados das perguntas do exame, de forma a encontrar respostas a nível linguístico, utilizando-se das análises dos discursos produzidos nos textos-chave, comparando os encadeamentos argumentativos e blocos semânticos das alternativas e a resposta correta. Isso foi feito apoiando-se no linguístico para a compreensão o sentido no discurso. De acordo com Ducrot, a língua é essencialmente argumentativa e não informativa, uma vez que a argumentação é o princípio que norteia toda produção linguística.por
dc.description.abstractThe present dissertation aims to analyze the English language questions in ENEM by using the Argumentation Within Language (AWL) theory made by Oswald Ducrot, Marion Carel and collaborators. As its main goal, it is aimed at proposing a reading concept under the ANL theoretical background and investigating in which way this theory may display the meanings within the discourse in order to help in the referred exam questions comprehension. As this national exam has received a careful attention in the last couple of years, since it is an exam which demands from its candidates the comprehension of key-texts, being the ones which are several times enough for choosing the most suitable answer, it is believed that the analysis of the ENEM English language questions enables a considerably fruitful window of opportunity for study, once the discourse made by the key-texts of the questions leads the candidate to choose only one alternative, which corresponds to the discourse produced in the key text, being the other ones from the other alternatives not authorized. The ANL theory is an argumentative semantics theory and analyzes the meaning of utterances in the linguistic level by using semantic blocks. The primary objective here is to analyze the construction of meaning in the utterances of the exam questions, so that it may be possible to find the most suitable answer in the linguistic level, using the analysis of produced discourses in the key-texts, comparing the argumentative chaining and semantic blocks to the alternatives and the correct answer. This dissertation aimed at doing it based on the linguistic level in order to understand the meaning production in the discourse level. According to Ducrot, the nature of language is essentially argumentative and not informative, since argumentation is the principle that directs linguistic production.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2016-09-22T11:01:51Z No. of bitstreams: 1 DIS_MARLON_MACHADO_OLIVEIRA_RIO_COMPLETO.pdf: 1297323 bytes, checksum: c82987c6d4a14c8ea6604927eb134cd8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-22T11:01:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_MARLON_MACHADO_OLIVEIRA_RIO_COMPLETO.pdf: 1297323 bytes, checksum: c82987c6d4a14c8ea6604927eb134cd8 (MD5) Previous issue date: 2016-07-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/166268/DIS_MARLON_MACHADO_OLIVEIRA_RIO_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectINGLÊS - COMPREENSÃO DE TEXTOSpor
dc.subjectINGLÊS - SEMÂNTICApor
dc.subjectEXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectLINGUÍSTICA INGLESApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA semântica argumentativa em análise de compreensão do sentido em questões de língua inglesa do ENEMpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_MARLON_MACHADO_OLIVEIRA_RIO_COMPLETO.pdfTexto Completo1.27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.