Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6951
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPresotto, Leticia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4231897Y9por
dc.contributor.advisor1Molsing, Karina Veronica-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750794A4por
dc.date.accessioned2016-09-08T16:38:09Z-
dc.date.issued2016-01-14-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6951-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe analisar e discutir o uso de metáforas no português acadêmico da graduação, assumindo que o sistema conceitual do ser humano é fundamentalmente metafórico por natureza (Lakoff & Johnson, 1980). Segundo Herrmann (2013), a metáfora desempenha um papel crucial no discurso acadêmico e tem alimentado discussões acadêmicas. Nas últimas décadas, o fenômeno da metáfora passou a ser abordado a partir de diversas perspectivas, como da Linguística, Psicologia, Antropologia, Ciências da Computação e suas interfaces. A fim de abordar a questão no português acadêmico e promover uma caracterização para esse tipo de discurso, bem como auxiliar alunos brasileiros e estrangeiros no que se refere ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa, analisamos um corpus constituído por artigos acadêmicos publicados por alunos de graduação (falantes nativos do português brasileiro) de uma universidade privada do Brasil das áreas da Comunicação e das Ciências da Computação. A partir da análise do corpus, observou-se que as áreas estudadas parecem utilizar as metáforas de forma diferenciada, apresentando características distintas em cada uma delas.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze and discuss the use of metaphors in undergraduate academic Portuguese, assuming that the conceptual system of the human being is fundamentally metaphorical in nature (Lakoff & Johnson, 1980). According to Herrmann (2013), metaphor plays a crucial role in academic discourse and it has been discussed in the academic environment. In the last decades, different perspectives have been studied metaphor phenomenon, like Linguistics, Psychology, Anthropology, Computer Science and their interfaces. In order to address the issue in academic Portuguese and promote a characterization of this type of genre, as well as assist Brazilian and foreign students in relation to education and Portuguese language learning, we analyzed a corpus consisting of academic articles published by undergraduate students (native speakers of Brazilian Portuguese) from a private university of Brazil. These articles were chosen from two different academic areas: Communication and Computer Science. From the corpus analysis, we could observe that the areas studied seem to use metaphors in different ways, with different characteristics in each of them.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2016-09-08T16:38:09Z No. of bitstreams: 1 DIS_LETICIA_PRESOTTO_COMPLETO.pdf: 599103 bytes, checksum: 9a2d3e2cacd62bf8765a2b381e9adca1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-08T16:38:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_LETICIA_PRESOTTO_COMPLETO.pdf: 599103 bytes, checksum: 9a2d3e2cacd62bf8765a2b381e9adca1 (MD5) Previous issue date: 2016-01-14eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/166224/DIS_LETICIA_PRESOTTO_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMETÁFORApor
dc.subjectPORTUGUÊS - GRAMÁTICApor
dc.subjectLINGUÍSTICA PORTUGUESApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleMetáforas no português acadêmicopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_LETICIA_PRESOTTO_COMPLETO.pdfTexto Completo585.06 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.