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dc.creatorRocha, Larissa Leda Fonseca-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777219Z5por
dc.contributor.advisor1Silva, João Guilherme Barone Reis e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772036J6por
dc.date.accessioned2016-08-30T14:05:05Z-
dc.date.issued2016-07-06-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6933-
dc.description.resumoEste estudo busca analisar a sofisticação da construção das vilãs na telenovela brasileira, tanto nos modos como se dão a ver quanto em suas ações. A maldade hoje na telenovela é incorporada por um feminino que apresenta um modelo de mulher que surge como resultado tanto das lutas feministas, quanto de modelos de aparência que se estabelecem de acordo com o que é exigido por uma trajetória histórico-cultural e massiva-industrial da beleza e do corpo. Este trabalho é uma procura para identificar e compreender tais transformações da figura da vilã e da instituição da maldade a partir das construções dos modos de contar que se apóiam no melodrama e no folhetim como matrizes culturais narrativas fundamentais, mas também a partir da construção de um olhar que busca fora da tela o contexto social - e por vezes econômico e político - que explique e legitime essas transformações. Para isto, fizemos um estudo no qual delimitamos nosso corpus no período de 1970 a 2015 e construímos uma galeria de vilãs significativa que reúne dados de todas as novelas das 21h da TV Globo deste período, bem como de suas vilãs protagonistas ou ligadas ao núcleo protagonista que foram categorizadas como vilãs melodramáticas ou modernas. Escolhemos seis vilãs para análise - todas construídas em telenovelas do horário nobre da TV Globo - que reúnem dados fundamentais para alcançarmos nossos objetivos. Nosso olhar para elas foi orientado e construído a partir de uma leitura que acompanha o percurso das transformações do melodrama e das estruturas narrativas, a discussão e problematização sobre os modos de olhar o corpo e a beleza femininos inseridos em um contexto de disputa política a respeito do feminismo e a perspectiva sócio-histórica do investimento feito em nossas práticas para construir uma imagem da maldade associada à beleza e elegância que represente, nas vilãs, o sucesso na gestão de si.por
dc.description.abstractThis study is to analyze the sophistication in the construction of the villains of the Brazilian telenovelas, their actions as well as the ways they show themselves. Nowadays, the wickedness seen in telenovelas is incorporated by a female character who presents an ideal of woman that arises as a result of feminist struggles and models of appearance that are established according to what is required by a historical-cultural and massive industrial trajectory of beauty and body. This work is a search to identify and understand such transformations of the figure of villains and the institutionalization of evil, not only from the construction of the story telling which relies on melodrama and on soap operas as fundamental cultural narratives, but also from the off-screen social context – sometimes political and economic - that explains and legitimizes these transformations. For this, it was realized a study in which our corpus is delimited from 1970 to 2015 and built a gallery of villains that gathers data from all telenovelas at 9 p.m. from TV Globo in this period, as well as their protagonists villains or linked to the protagonist center which were categorized as melodramatic or modern villains. We chose six villains for analysis - all built in telenovelas of TV Globo primetime - which brings together key data to achieve our objectives. Our look at them was guided and built from a reading that follows the path of melodrama transformations and narrative structures, the discussion and questioning about the ways of looking at the body and female beauty inserted in a context of political dispute about feminism and the sociohistorical perspective of investment in our practices to build an evil image associated to beauty and elegance which represents, in the villains, success in managing themselves.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2016-08-30T14:05:05Z No. of bitstreams: 1 TES_LARISSA_LEDA_FONSECA_ROCHA_COMPLETO.pdf: 4887733 bytes, checksum: 28953dd50b3ad45805a604559f79ed01 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-30T14:05:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_LARISSA_LEDA_FONSECA_ROCHA_COMPLETO.pdf: 4887733 bytes, checksum: 28953dd50b3ad45805a604559f79ed01 (MD5) Previous issue date: 2016-07-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/166157/TES_LARISSA_LEDA_FONSECA_ROCHA_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTELENOVELAS - BRASILpor
dc.subjectNARRATIVApor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleMá! Maravilhosa! : lindas, louras e poderosas, o embelezamento da vilania na telenovela brasileirapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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