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dc.creatorPinto, Luciano Haussen-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162653P6por
dc.contributor.advisor1Stein, Lilian Milnitsky-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781124P4por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:36Z-
dc.date.available2009-08-05-
dc.date.issued2009-03-05-
dc.identifier.citationPINTO, Luciano Haussen. Construção de categorias de fotos emocionais associadas e a investigação de falsas memórias. 2009. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/675-
dc.description.resumoA presente dissertação é constituída por dois estudos estruturados na forma de artigos científicos. O primeiro estudo se propôs a construir, a partir do International Affective Picture System (IAPS), 20 categorias de oito fotos associadas semântica, visual e emocionalmente (nas dimensões alerta e valência). As categorias versam sobre temas diversos e foram avaliadas quanto ao seu grau de associação por 351 participantes. Desta avaliação foram gerados escores indicando o nível de associação semântica, visual, de alerta e de valência das fotos de cada categoria. Os resultados indicam que o material construído pode ser útil a pesquisadores da área da cognição e emoção devido à possibilidade de manipulação e controle de variáveis. A partir da criação das 20 categorias de fotos associadas, foi possível, no segundo estudo, verificar a ocorrência de falsos reconhecimentos através de um procedimento similar ao DRM. Para investigar o julgamento subjetivo dos participantes acerca de itens não apresentados, foi adotada a técnica lembrar-saber. Além disso, ainda procurou-se explorar que tipo de influência a valência emocional causaria nas taxas de memórias verdadeiras e falsas. Os resultados revelaram um considerável índice de falsos reconhecimentos (40%) e um alto índice de reconhecimentos verdadeiros (76%). Os reconhecimentos falsos receberam mais o julgamento saber, enquanto que os verdadeiros o julgamento lembrar. Com relação à valência, os estímulos negativos obtiveram reconhecimentos verdadeiros e falsos significativamente maiores do que os estímulos de valência positiva.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 414946.pdf: 1038352 bytes, checksum: 3ab4a6ca120d2cbdf8fe8bdd7f2f5ec4 (MD5) Previous issue date: 2009-03-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7052/414946.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIApor
dc.subjectPSICOLOGIA COGNITIVApor
dc.subjectMEMÓRIA - ASPECTOS PSICOLÓGICOSpor
dc.subjectEMOÇÕESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleConstrução de categorias de fotos emocionais associadas e a investigação de falsas memóriaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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