Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6726
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSaccomori, Camila-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4920667Z9por
dc.contributor.advisor1Pase, André Fagundes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779959Z8por
dc.date.accessioned2016-06-01T18:05:53Z-
dc.date.issued2016-03-29-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6726-
dc.description.resumoEste trabalho analisa as transformações observadas no comportamento do público que pratica o binge-watching de seriados a partir do uso do Netflix, empresa que oferece títulos por streaming. Para compreender isto, antes de realizar uma pesquisa com oito consumidores, foram resgatadas propriedades de tecnologias pregressas, as possibilidades de transmissão online e as propriedades do serviço desta empresa. Após o olhar sobre a técnica, a pesquisa discute como a passagem da recepção tradicional para o conteúdo digital reflete nas práticas sociais. Autores como Henry Jenkins (1992), Amanda Lotz (2007; 2014), Roberta Pearson (2009), Chuck Tyron (2009; 2013) e Lisa Perks (2014) são utilizados como referencial teórico. A observação do público foi realizada com o auxílio de uma combinação de ferramentas metodológicas, das quais destacamos as entrevistas com viés etnográfico e observação participante, para observar os comportamentos de um grupo de participantes identificado com o objeto de estudo. Por fim, é possível constatar que a prática do binge-watching nestas novas plataformas resulta no consumo maior e mais intenso dos conteúdos, caracterizado pela imersão no universo ficcional, com impactos nos comportamentos individuais e nos hábitos de consumo, gerando uma interação social assíncrona.por
dc.description.abstractThis dissertation aims the analysis of the changes observed in people‘s behavior practice known as binge-watching TV shows at Netflix, company that offers titles for streaming. To understand this, before conducting a survey with eight consumers, property stunted technologies were discussed, as well as online recovering possibilities and the properties of the service itself of the company. After researching on the technical, this research discusses how the shift from traditional reception for digital content reflected in social practices. Authors such as Henry Jenkins (1992), Amanda Lotz (2007; 2014), Roberta Pearson (2009), Chuck Tryon (2009; 2013) and Lisa Perks (2014) are the basis of the theoretical framework. The observation of the public was performed with a combination of methodological tools, of which we highlight the interviews with ethnographic bias and participant observation, to observe the behavior of a group of people identified with the object of study. Finally, we argue that the practice of binge-watching in these new platforms results in greater and more intensive use of the contents, characterized by immersion in the fictional universe, with impacts on individual behavior and consumption habits, generating an asynchronous social interaction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2016-06-01T18:05:53Z No. of bitstreams: 1 DIS_CAMILA_SACCOMORI_COMPLETO.pdf: 2713746 bytes, checksum: 85a25b1de82a1ddcc9754d1fb8d921dd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-06-01T18:05:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_CAMILA_SACCOMORI_COMPLETO.pdf: 2713746 bytes, checksum: 85a25b1de82a1ddcc9754d1fb8d921dd (MD5) Previous issue date: 2016-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/165064/DIS_CAMILA_SACCOMORI_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSÉRIES DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectCONSUMO - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectINTERNETpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titlePráticas de binge-watching na era digital : novas experiências de consumo de seriados em maratonas no Netflixpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_CAMILA_SACCOMORI_COMPLETO.pdfTexto Completo2,65 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.