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dc.creatorMerg, Milene Maria Gonzalez-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232371P3por
dc.contributor.advisor1Nunes, Maria Lúcia Tiellet-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787347U0por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:33Z-
dc.date.available2009-05-05-
dc.date.issued2009-01-14-
dc.identifier.citationMERG, Milene Maria Gonzalez. Características da clientela infantil em clínicas-escola. 2009. 83 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/665-
dc.description.resumoA presente dissertação de Mestrado é composta por dois estudos, seguindo as normas do programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. O primeiro estudo é uma revisão de literatura intitulada Características da clientela infantil em clínicas-escola: Revisão da literatura ao longo do tempo, que teve como objetivo geral pesquisar artigos publicados sobre caracterização da clientela na população infantil em clínicas-escola, no Brasil. Foram encontrados 31 artigos. Para isto foi realizada uma busca nas bases de dados Bvs, Indexpsi, Lilacs, Pepsic e Scielo, a partir dos descritores clínicas-escola, caracterização da clientela, psicoterapia infantil e nas bibliotecas da PUCRS e UFRGS. A partir deste levantamento, as variáveis: sexo, idade, encaminhamento e queixas, que os artigos abordaram, foram analisadas e categorizadas em um grande quadro resumo. Desta forma, as conclusões e as contribuições de cada artigo foram examinadas, verificando se existiam modificações nestas questões, ao longo do tempo, na literatura brasileira. Concluiu-se com este estudo, que existe um perfil da clientela infantil que busca psicoterapia em clínica-escola e que não houve modificações significativas ao longo do tempo, na literatura: são meninos, na faixa etária de seis a nove anos, apresentando queixas de comportamento e aprendizagem. Os resultados empíricos não apresentam evidências com base em rigorosa análise estatísticas e poucos trazem estratégias de mudança efetivas. O segundo estudo, Caracterização da clientela infantil em clínica-escola: As queixas mudaram em 30 anos?, teve como objetivo geral identificar as diferenças entre queixas atuais e passadas na busca de atendimento psicoterapêutico para crianças, ao longo de três décadas. Para isto, identificou-se as características da clientela infantil que procurou por atendimento psicológico em duas clínicas-escola em Porto Alegre em relação às seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade, fonte de encaminhamento para psicoterapia e as queixas desta clientela. Por último, verificou-se a relação entre estas variáveis. Os resultados encontrados indicam que em 30 anos observa-se que existe um padrão na população infantil e não houve mudança significativa nos motivos que trazem a criança a tratamento. Conhecer este perfil possibilita a melhora dos atendimentos em clínica-escola e a implantação de projetos de prevenção.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 411813.pdf: 1022910 bytes, checksum: 7221bb71771988e4912b1ca19dcb3f25 (MD5) Previous issue date: 2009-01-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7033/411813.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA INFANTILpor
dc.subjectPSICOTERAPIA INFANTILpor
dc.subjectPSICOLOGIA CLÍNICApor
dc.subjectPSICOTERAPIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleCaracterísticas da clientela infantil em clínicas-escolapor
dc.typeDissertaçãopor
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