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dc.creatorRodriguez, Sandra Yvonne Spiendler-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4269007T2por
dc.contributor.advisor1Macedo, Mônica Medeiros Kother-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737981J3por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:33Z-
dc.date.available2009-04-30-
dc.date.issued2009-01-22-
dc.identifier.citationRODRIGUEZ, Sandra Yvonne Spiendler. Capacidade de controle emocional e impulsos agressivos em motoristas do transporte coletivo público envolvidos em acidentes de trânsito. 2009. 71 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/664-
dc.description.resumoA presente Dissertação de Mestrado foi composta por dois estudos: um teórico e outro empírico. O estudo teórico é composto por uma revisão de literatura intitulada A contribuição da Psicanálise na compreensão dos acidentes de trânsito. Considerando a amplitude da temática e a rede de complexidade nela subjacente, a proposta deste estudo é fazer um recorte dos conceitos psicanalíticos que permitam uma compreensão mais ampla do comportamento dos motoristas que provocam acidentes. O eixo condutor envolve as contribuições da Psicanálise para a compreensão deste complexo fenômeno. Para tanto, nas especificidades do texto, destacam-se as considerações da teoria freudiana acerca do conceito de pulsão de morte e da sua manifestação através da compulsão à repetição. O segundo estudo, empírico, Controle emocional, impulsos agressivos e perfil de uma amostra de motoristas envolvidos em acidentes de trânsito no transporte coletivo de Porto Alegre, teve como objetivo explorar dois aspectos centrais da personalidade: o controle emocional e a agressividade dos motoristas, além de construir o perfil comum a essa amostra. Foi realizado com 178 sujeitos, de ambos os sexos, motoristas atuantes numa empresa de transporte público da cidade de Porto Alegre. Os participantes da pesquisa enquadraram-se nos seguintes critérios: envolveram-se entre 5 e 21 acidentes de qualquer tipo, computados entre o ano de 2003 e 2006; idade a partir de 25 anos e escolaridade mínima de Ensino Fundamental Completo. Foram utilizados dois instrumentos: Zulliger e Staxi, além de uma ficha de dados sociodemográficos elaborada para este estudo. Os resultados organizados no SPSS for Windows versão 11.0 foram analisados a partir de técnicas de estatística descritiva e inferencial, a fim de avaliar as correlações possíveis. Os resultados demonstraram uma forte incidência de descontrole emocional e impulsos agressivos. Verificou-se que a variável sociodemográfica (álcool) e indicadores de níveis de raivas associam-se, podendo ser considerados possíveis preditores de acidentes de trânsito. Além disso, evidenciou-se uma correlação positiva entre os níveis de raiva direcionados à própria pessoa e as variáveis sociodemográficas (idade do sujeito e atividade de trabalho diário).por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 411144.pdf: 340490 bytes, checksum: b4e82bbb5639fae7c30701867d43604f (MD5) Previous issue date: 2009-01-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6957/411144.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA CLÍNICApor
dc.subjectMOTORISTAS - PSICOLOGIApor
dc.subjectPERSONALIDADE E PROFISSÃOpor
dc.subjectTRÂNSITO - ACIDENTESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleCapacidade de controle emocional e impulsos agressivos em motoristas do transporte coletivo público envolvidos em acidentes de trânsitopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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