Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6633
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLübeck, Rafael Mendes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208531D5por
dc.contributor.advisor1Sampaio, Carlos Hoffmann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783887T8por
dc.date.accessioned2016-05-03T16:20:10Z-
dc.date.issued2016-01-14-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6633-
dc.description.resumoNos últimos anos hábitos saudáveis e cuidados com a saúde têm recebido atenção nos estudos da área de marketing e esses temas envolvem diretamente o consumo de produtos e serviços. Esse trabalho analisou os antecedentes da intenção de usar emagrecedores, que são considerados uma forma não saudável de perder peso e um risco para a saúde dos consumido-res. Para alcançar esse objetivo executou-se uma pesquisa em duas grandes etapas: fase quan-titativa, na qual se testou um modelo de antecedentes e moderadores da intenção de usar ema-grecedores via survey, de corte transversal, com amostragem por conveniência (n=206) e aná-lise dos resultados com o uso da técnica PLS-PM. A seguir realizou-se uma fase qualitativa com o objetivo de ampliar o entendimento sobre possíveis motivos dos fatores autoestima, impulsividade e idade não terem moderado as relações. Foram realizadas entrevistas com 12 usuárias de emagrecedores que foram analisadas com a técnica Análise do Conteúdo de Ver-tente Qualitativa e geraram a testagem de um modelo alternativo dos antecedentes. Como principais resultados obteve-se o entendimento de que os fatores insatisfação com a imagem corporal, preocupação com a aparência e com os cuidados com a saúde são importantes ante-cedentes da intenção de usar emagrecedores. Os fatores autoestima, impulsividade e idade não podem ser considerados moderadores dessas relações e a insatisfação com o produto é um potencial antecedente da intenção de usar emagrecedores.por
dc.description.abstractIn recent years, healthy habits and health care concern has received attention in mar-keting research, because this topics have a important relation with consume. This study ana-lyzed the antecedents of intention to use slimming products. Consume slimming products are an unhealthy way to lose weight and a risk to consumer health. To achieve this goal, was exe-cuted a research in two stages: quantitative phase, which tested a model of antecedents and moderators of the intention to use slimming products by survey, cross-sectional, with conven-ience sample (n= 206) and results analysis with the PLS-PM technique. The second step was a qualitative phase with the objective of understand possible reasons of self-esteem, impulsivity and age did not moderate the relations like a theoretical prediction. Interviews were conducted with 12 users of slimming products that were analyzed with content analysis technique and generated an alternative model. The main results indicated the body dissatisfaction, appear-ance concern and health care concern are antecedents of the intention to use slimming prod-ucts. Self-esteem, impulsivity and age can not be considered moderators of the relations like a theoretical prediction and product dissatisfaction is a potential antecedent of intent to use slimming products.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2016-05-03T16:20:10Z No. of bitstreams: 1 TES_RAFAEL_MENDES_LUBECK_COMPLETO.pdf: 1552604 bytes, checksum: bf39e2e413dfe34ab135a4d711110485 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-05-03T16:20:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_RAFAEL_MENDES_LUBECK_COMPLETO.pdf: 1552604 bytes, checksum: bf39e2e413dfe34ab135a4d711110485 (MD5) Previous issue date: 2016-01-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/164681/TES_RAFAEL_MENDES_LUBECK_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCONSUMIDORES - SATISFAÇÃOpor
dc.subjectCUIDADOS PESSOAIS COM A SAÚDEpor
dc.subjectIMAGEM CORPORALpor
dc.subjectALIMENTOS - CONSUMOpor
dc.subjectAPARÊNCIA - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleConsumo não saudável : uma análise dos antecedentes do consumo de emagrecedores por mulherespor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_RAFAEL_MENDES_LUBECK_COMPLETO.pdfTexto Completo1.52 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.