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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/657
Tipo do documento: | Tese |
Título: | As narrativas das gotas d'água pós-modernas : Sex and the City e o fantasma do amor romântico |
Autor: | Bruschi, Michel Euclides |
Primeiro orientador: | Guareschi, Neuza Maria de Fátima |
Resumo: | Este estudo versa sobre a incredulidade diante das metanarrativas e a produção de micronarrativas na sociedade pós-moderna. Esta questão é problematizada a partir da virada narrativa, que no início dos anos 80, passou a considerar o conhecimento humano não mais como uma metanarrativa com uma perspectiva da realidade coerente e universal, mas sim uma pluralidade de micronarrativas, locais e pessoais, que estão sempre numa construção social e psicológica. Entretanto, busca-se compreender de que maneira características das metanarrativas continuam aparecendo nas micronarrativas pós-modernas. Para isto, procede-se a análise de cinco episódios do seriado Sex and the city, selecionados por apresentarem características da metanarrativa do amor romântico nas suas histórias. O objetivo é investigar as micronarrativas produzidas pela personagem principal do programa, Carrie, a partir de seus conflitos com a metanarrativa do amor romântico, focando em como ela se relaciona, através de seus offs, com o romantismo, mantendo-o, rompendo-o e as conseqüências de suas ações. Para esta discussão, este trabalho utiliza a perspectiva do Construcionismo Social, como exposto por Íñiguez, juntamente com as visões sobre narrativa situadas após a virada narrativa, com ênfase nos autores Brockmeier, Harré e Bruner e a metodologia de análise da estrutura narrativa de Turner, com a articulação entre os conceitos de self transacional, de Bruner, e off, de Doane. A partir de reflexões sobre a não crença do amor romântico como metanarrativa e o aparecimento de algumas de suas características nas micronarrativas construídas por Carrie, mostra-se nesta tese que apesar das micronarrativas pós-modernas não serem uma verdade eterna e universal, apresentam pontos em comum com as metanarrativas. Mesmo numa época de incredulidade diante das metanarrativas, elas conseguiram sobreviver num mundo fragmentado e de micronarrativas e, muitas vezes, surgem mais fortes do que nunca. Num último momento, subverte-se a própria pesquisa numa tentativa de pensar o que virá nos trabalhos sobre produções audiovisuais estudadas na perspectiva da virada narrativa e suas escritas |
Palavras-chave: | COMUNICAÇÃO DE MASSA SÉRIES DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO PÓS-MODERNIDADE ROMANCE - ASPECTOS SOCIAIS NARRATIVA |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | BRUSCHI, Michel Euclides. As narrativas das gotas d'água pós-modernas : Sex and the City e o fantasma do amor romântico. 2009. 146 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/657 |
Data de defesa: | 6-Mar-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
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