Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6574
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRamos, Giane-
dc.contributor.advisor1Vitória, Maria Inês Côrte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739394U6por
dc.contributor.advisor-co1Castro, Marta Luz Sisson de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6por
dc.date.accessioned2016-04-07T17:54:52Z-
dc.date.issued2016-01-22-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6574-
dc.description.resumoO presente estudo se propõe a pesquisar e refletir sobre as aprendizagens musicais na Educação Infantil como o objetivo primeiro dessa dissertação. Buscando saber como acontecem essas aprendizagens e qual é o cenário atual nas escolas da Rede Privada de Porto Alegre. Foram escolhidos cinco professores de Música, que estão trabalhando nessa etapa da educação básica, para que pudessem trazer as suas impressões sobre estes processos de aprendizagem. Assim, a partir de entrevistas semiestruturadas, foram coletados os dados para análise e conclusões. Cabe destacar que cada pessoa, ao desempenhar uma função na sociedade, uma profissão que escolheu ou que lhe surgiu como opção, traz consigo sua história, suas crenças, suas concepções acerca da educação e, por isso, os dados coletados são relevantes no sentido de se dar voz aqueles que estão diretamente implicados nos processos de ensino e de aprendizagem. As crianças, por sua vez, são descritas por estes profissionais, que tem a certeza da importância de seu trabalho para a formação do indivíduo.por
dc.description.abstractThis study aims to research and reflect on musical learning in Early Childhood Education as the primary objective of this dissertation. Seeking to know how these learnings happen and what is the current situation in the schools Private Network from Porto Alegre, five Music teachers were chosen, who are working at this stage of basic education, so that they could bring their impressions about these learning processes. Hence from semi-structured interviews, data were collected for analysis and conclusions. It should be noted that each person, playing a role in society, their chosen profession or one that emerged as an option, brings his or her history, beliefs, concepts of education and therefore the data collected are relevant in order to give voice to those who are directly involved in the teaching and learning processes. Children, in turn, are described by these professionals, who have the certainty of the importance of their role in the individual formation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2016-04-07T17:54:52Z No. of bitstreams: 1 DIS_GIANE_RAMOS_COMPLETO.pdf: 1520885 bytes, checksum: 8153e92979139166b57b546121ce851b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-07T17:54:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_GIANE_RAMOS_COMPLETO.pdf: 1520885 bytes, checksum: 8153e92979139166b57b546121ce851b (MD5) Previous issue date: 2016-01-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/164443/DIS_GIANE_RAMOS_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectEDUCAÇÃO MUSICALpor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectEDUCAÇÃO INFANTILpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAprendizagens musicais na educação infantil em escolas da rede privada de Porto Alegre : com a palavra, o professorpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_GIANE_RAMOS_COMPLETO.pdfTexto Completo1.49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.